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Juventudes e ensino médio: o raciocínio geográfico escolar no ensino das questões étnico-raciais

Processo: 21/12274-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2022
Data de Término da vigência: 05 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Rafael Straforini
Beneficiário:Raquel Almeida Mendes
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/11052-3 - Juventudes, espaços não-formais de educação e práticas antirracistas: o conhecimento geográfico mediado em organizações juvenis de new york city (ny) e newark (nj), BE.EP.DR
Assunto(s):Ensino de geografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diversidade étnico-racial | Geografia escolar | Juventudes | Ensino de Geografia

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal compreender como as questõesétnico-raciais no processo de ensino-aprendizagem do conhecimento geográfico escolar naetapa do ensino médio, atuam na afirmação e no tensionamento das identidades e práticasespaciais dos jovens estudantes, desenvolvendo um raciocínio geográfico marcado porsociabilidades juvenis antirracistas. Trata-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa a serrealizada em uma escola de ensino médio na Região metropolitana de Campinas (RMC),ancorada pelo método de pesquisa-ação, para fins de um contato mais direto com os sujeitosda pesquisa (docente e jovens escolares) e a consideração de seus pontos de vista em prol doaprimoramento de práticas pedagógicas antirracistas no ensino de Geografia. A partir dospressupostos do método de pesquisa adotado, pretende-se planejar, implementar, descrever eavaliar ações com vistas a evidenciar os saberes geográficos relacionados às questõesétnico-raciais, da categoria juventude, e suas intersecções, assim como as possíveiscontribuições ao cotidiano escolar e às experiências de escolarização dos jovens. Ressalta-se aimportância de promover, por meio da educação geográfica, um projeto educativo queconsidere o lugar e as vivências socioespaciais desses/as jovens, tendo em vista as variantesdo racismo estrutural e da colonialidade.

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