Busca avançada
Ano de início
Entree

Campanha de prevenção e enfrentamento ao sofrimento mental: uma tecnologia social voltada aos estudantes universitários.

Processo: 22/13799-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Patrícia Campos Pavan Baptista
Beneficiário:Luíza Gomes Gimenes de Jesuz
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estudantes universitários   Saúde mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade estudantes universitários | depressão estudantes universitários | Estudantes Universitários | Saúde Mental | Saúde do trabalhador de enfermagem

Resumo

O ensino superior promove mudanças no convívio social, autonomia e liberdade, trazendo consigo um estilo de vida mais intenso, carga horária de estudos mais elevada, abdicações sociais e de lazer e mais responsabilidades. (Coelho, Tony, Laguardia, Santos, Friedrich, Cavalcante, Carbogim, 2021). Durante esse período, os estudantes universitários vivenciam situações de estresse e obstáculos pessoais e profissionais, de modo a estarem vulneráveis a altos investimentos físicos e emocionais decorrentes da própria formação acadêmica, como pressão excessiva e elevado nível de exigências e cobranças, que podem provocar sentimentos como desapontamento, irritabilidade e preocupação durante a graduação. Não é incomum a relação entre esses sentimentos e fatores estressores a distúrbios psíquicos como ansiedade e depressão. (Coelho, Tony, Laguardia, Santos, Friedrich, Cavalcante, Carbogim, 2021; Melo, Severian, Eid,Souza, Sequeira, Souza, Pompeo, 2021). Acredita-se que a utilização e a construção de tecnologias sociais direcionadas à prevenção e ao enfrentamento do sofrimento psíquico em universitários possa promover um processo de reflexão, mudança e busca de estratégias para lidar com a complexidade desse tipo de agravo. Dito isso, este estudo tem como objetivo o desenvolvimento de uma campanha de prevenção e enfrentamento do sofrimento psíquico voltada aos estudantes universitários, mais especificamente, aos estudantes universitários da Universidade de São Paulo que se encontram no campus de São Paulo. Considerada uma uma tecnologia social/educativa, conceituada pela CAPES (2019, pg. 36) como um método, processo ou produto transformador, desenvolvido para uma população, que representa solução para inclusão social e melhoria das condições de vida, a qual deve ser desenvolvida de modo simples, com baixo custo e de fácil aplicabilidade e replicabilidade. Para o desenvolvimento da Campanha, será realizada uma revisão de literatura dos últimos cinco anos, sobre a prevalência do sofrimento psíquico em universitários e as medidas de enfrentamento adotadas. Em seguida, serão planejadas as comunicações, selecionados os canais de comunicação e o mix de mídias a serem utilizados. Esta campanha será desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP), que é, atualmente, a maior universidade pública brasileira e uma das maiores instituições de ensino superior da América Latina. A campanha desenvolvida, além de educacional, tem como objetivo transformar a realidade, proporcionando informação, empoderamento, reflexão e sensibilização a respeito do tema, sendo considerada ainda, um espaço promotor de debate, interação, diálogo e inovação. A proposta pode incluir diferentes formas de comunicação e sensibilização dos universitários, incluindo: web palestras, produção de podcast, banner, cartazes, vídeos, live, fluxogramas de enfrentamento, entre outros.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)