Bolsa 22/16748-3 - Biologia computacional, DNA satélite - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do conteúdo de DNA satélite do genoma do peixe neotropical Psalidodon scabripinnis (Characiformes: Characidae)

Processo: 22/16748-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Patricia Pasquali Parise Maltempi
Beneficiário:Gabriel Esbrisse dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia computacional   DNA satélite   Genomas   Vertebrados   Citogenética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioinformática | DNA satélite | Genoma | vertebrados | Citogenética

Resumo

Os DNAs satélites (DNAsat) são sequências não codificantes altamente repetidas in tandem, estando normalmente localizadas em regiões cromossômicas pericentroméricas, centroméricas e subteloméricas, e sendo um dos mais abundantes componentes do genoma dos eucariotos. Estas sequências encontram-se organizadas dentro das espécies em diferentes famílias, com cada espécie apresentando uma biblioteca de satélites, cujo conjunto pode ser denominado satelitoma. A família Characidae, a mais numerosa dentro da ordem Characiformes, apresenta espécies com alto grau de complexidade e diversidade. Dentre os complexos de espécies do gênero Psalidodon (Characiformes: Characidae), encontra-se Psalidodon scabripinnis, cujas espécies são conhecidas por sua diversidade cariotípica, com citótipos variando de 2n = 46 a 2n = 50 cromossomos. Até o momento, a maioria dos estudos sobre DNAs satélites em peixes têm dado enfoque ao desenvolvimento de marcadores para estudos evolutivos sobre cromossomos B e cromossomos sexuais. O avanço da genômica e das tecnologias de sequenciamento de última geração, aliadas a ferramentas de bioinformática, como RepeatExplorer2, TAREAN e RepeatMasker, vem possibilitando a caracterização das porções repetitivas dos genomas, levando ao aumento do número de satélites descritos em diversas espécies. Para contribuir com uma melhor compreensão da dinâmica das sequências repetitivas, este trabalho tem como objetivo caracterizar todo o conteúdo de DNAs satélites no genoma de P. scabripinnis e descrever o satelitoma completo desta espécie.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)