Busca avançada
Ano de início
Entree

AVALIAÇÃO DO EFEITO DE PARTÍCULAS MICROPLÁSTICAS ASSOCIADAS AO METAL TRAÇO CROMO EM ÓRGÃOS INTERNOS DE OPERÁRIAS CAMPEIRAS DE Bombus atratus (Hymenoptera: Apidae, Bombini)

Processo: 22/06808-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Fábio Camargo Abdalla
Beneficiário:Guilherme Andrade Neto Schmitz Boeing
Instituição Sede: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Bombus atratus   Cromo   Intestinos   Microplásticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bombus atratus | cromo | intestino | microplástico | Ecotoxicologia Terrestre

Resumo

Classificados como poluentes emergentes, os microplásticos (MPs) possuem potencial risco ecotoxicológico para organismos aquáticos e terrestres. Por serem um contaminante ubíquo e persistente, os MPs são facilmente encontrados incorporados em solos, sedimentos e corpos d'água. Os MPs podem sorver metais traço e/ou apresentá-los em sua formulação, como é o caso do cromo (Cr); elemento extremamente tóxico em sua forma hexavalente [Cr(VI)]. Ambos os contaminantes possuem a capacidade de bioacumulação e já foram encontrados nomel de abelhas; insetos fundamentais para a polinização e que estão sofrendo uma enorme perda populacional, como é o caso do gênero Bombus. Com isso, o intuito deste trabalho é avaliar a distribuição espacial dos microplásticos dentro dos órgãos e o efeito da ingestão de partículas microplásticas associadas ao metal traço Cr no intestino, trofócitos e ovários de operárias campeiras de Bombus atratus. Além do grupo experimental (MP+Cr), utilizar-se-á um controle negativo e dois controles positivos (Cr e microplásticos, isoladamente). Para isso, análises através de microtomógrafo, morfologia de rotina (HE), histoquímica de fluorescência (Acridine Orange e DAPI + Faloidina), azul de bromofenol e ensaio TUNEL serão realizadas para cada um dos grupos de estudo. É importante destacar o ineditismo e caráter pioneiro desta pesquisa para as áreas de estudo sobre microplástico e ecotoxicologia terrestre.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)