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A importância do Instrutor Surdo para o desenvolvimento de linguagem e identidade do estudante surdo

Processo: 22/13091-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Lara Ferreira dos Santos
Beneficiário:Ester Chaves Pessoa
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Língua Brasileira de Sinais   Educação de pessoas com deficiência auditiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação bilíngue | Educação Especial | Identidade Surda | Instrutor surdo | Libras | Educação de surdos

Resumo

Neste trabalho objetiva-se pesquisar sobre o trabalho do Instrutor Surdo (IS) e a relação entre este indivíduo e a criança surda em aquisição de língua dentro de um espaço educacional bilíngue. Será utilizada como base a atualização de 2021 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), acerca da educação bilíngue de surdos como modalidade educacional e os direitos do aluno surdo no contexto educacional bilíngue. Pretende-se analisar o papel do IS na relação com os estudantes também surdos, que estão em processo de construção identitária, cultural e linguística, visto que as pesquisas sobre o papel deste profissional como responsável pela construção e reafirmação identitária são ainda escassas nos meios de divulgação científica. Justifica-se, assim, a relevância deste estudo, somando-se ainda, à orientação da LDB que aborda a necessidade de valorização da identidade surda dentro do espaço de educação bilíngue. Para tal, serão realizadas observações do trabalho de um instrutor surdo, em uma escola com proposta de educação bilíngue para surdos, em um município de médio porte no interior de São Paulo. A coleta de dados se dará por meio de observação de sua atuação em sala de aula junto a crianças surdas dos anos iniciais do ensino fundamental, com registro em diário de campo, aliada a uma entrevista com este profissional, para assim compreender como a presença de um modelo linguístico e identitário fortalece a cultura surda e a língua de sinais. Os dados serão apresentados a partir de recortes de trechos de anotações e da entrevista, e analisados à luz de estudos sobre desenvolvimento de linguagem e identidade surda.

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