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O Sublime e o Pictórico em Dois Contos Góticos de Edgar Allan Poe

Processo: 22/16456-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Cilaine Alves Cunha
Beneficiário:Matheus Ramos Silveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gótico   Romantismo   Sublime   Literatura norte-americana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:gótico | pictórico | Poe | romantismo | sublime | Literatura Norte-americana

Resumo

Esta pesquisa propõe-se a analisar a forma com que o escritor romântico Edgar Allan Poe (1809-1849) concebe, desenvolve e problematiza o sublime e sua relação com os elementos pictóricos na tessitura formal de dois de seus mais prestigiados contos góticos, "A Descent into the Maelström" ("Uma descida ao Maelström") e "Ligeia", para a produção do efeito ou da força de impressão de sua obra. Nota-se nestes dois contos a maneira com que Poe se apropria de elementos da literatura gótica inglesa, em especial os romances de Ann Radcliffe (1764-1823), para configurar objetos tipicamente dotados de sublimidade (tais como a tempestade e o castelo sobre o píncaro das montanhas), criar pinturas poéticas e descrever quadros. Os contos, em especial "A Descent into the Maelström", parecem desenvolver questões caras à filosofia do romantismo (o poder da imaginação, a ambientação gótica, o grotesco etc). Mas também evidenciam a própria noção de sublime de Friedrich Schiller (1759-1805) ao conceber, além do impulso de autoconservação descrito pelo filósofo alemão, um impulso de autodestruição que Poe denominou de "Perversidade" [Perverse]. É possível que se trate de uma força dissociada da autoconservação que parece arrastar, irresistivelmente, as personagens para a própria morte. Assim, a pesquisa propõe analisar a configuração do sublime nos dois contos de Poe, suas relações com a filosofia estética do romantismo e, por fim, a elaboração de suas expressivas imagens nas obras selecionadas.

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