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Entre vulnerabilidades, necessidades e potências para o cuidado integral de jovens: aprendizagens e invenções compartilhadas em tempos pandêmicos a partir de uma abordagem psicossocial e Multicultural de Direitos Humanos (MDH).

Processo: 22/15685-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres
Beneficiário:Valéria Monteiro Mendes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/25950-2 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, AP.TEM
Assunto(s):Direitos humanos   Jovens   Promoção da saúde   Estudos interdisciplinares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cuidado Integral | Direitos Humanos | Juventude | promoção da saúde | Interdisciplinar

Resumo

Esse plano de atividades de pós-doutorado intitulado "Entre vulnerabilidades, necessidades e potências para o cuidado integral de jovens: aprendizagens e invenções compartilhadas em tempos pandêmicos com base em uma abordagem psicossocial e Multicultural de Direitos Humanos (MDH)" integra o Projeto Temático "Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos" (2017/25950-2) no âmbito das ações de construção e avaliação de um programa para a prevenção integral de A&J com base na abordagem psicossocial e Multicultural de Direitos Humanos (MDH) e a partir de intervenções em escolas de ensino médio e unidades de saúde de distintos territórios.O objetivo deste pós-doutorado é identificar e compreender, a partir da escuta dos profissionais de saúde e dos jovens e da observação de serviços de saúde, como é desenvolvida a leitura das necessidades dos jovens nestes espaços, tendo em vista as questões de saúde sexual e reprodutiva e as intersecções do cotidiano de jovens identificadas pelo temático e o entendimento adotado, com base na abordagem MDH, de que os jovens e as escolas enfrentavam na mesma cena e nos diferentes cenários de interação social (e sexual) uma sindemia de três pandemias simultâneas (IST/Aids, COVID-19 e de sofrimento mental).A abordagem das questões que compõem o viver de adolescentes e jovens (A&J), na condição de construções sociais instituídas por nossa cultura, requer um olhar que favoreça o desenvolvimento de práticas capazes de reconhecer e atuar com a variabilidade social e cultural destes sujeitos, a fim de não os restringir a aspectos relativos à idade e à maturação biológica, como ainda pode ser percebido, por exemplo, nos campos da saúde e da educação. Esta é uma perspectiva primordial a ser construída com e entre aquele/as que atuam em diferentes dimensões com A&J, tal como propõe o referido projeto temático, ao favorecer o desenvolvimento de ações mais permeáveis e intersetoriais no âmbito do cuidado, a partir do reconhecimento das necessidades e potencialidades destes sujeitos na perspectiva de afirmação e garantia de direitos fundamentais.

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