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Mobilidade transfronteiriça, línguas em contato e educação intercultural: análise do Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (Pebif) entre Portugal e Espanha

Processo: 22/15738-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 16 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 15 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:José Lindomar Coelho Albuquerque
Beneficiário:José Lindomar Coelho Albuquerque
Pesquisador Anfitrião: Paula Cristina Antunes Godinho
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade Nova de Lisboa, Portugal  
Assunto(s):Educação   Fronteiras   Interculturalidade   Mobilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | fronteira | interculturalidade | língua | Mobilidade | fronteira

Resumo

A pesquisa tem como objetivo compreender a relação entre as mobilidades transfronteiriças, o contato entre as línguas portuguesa e espanhola na região de fronteira e maneira como ocorre a educação intercultural dos estudantes no Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (Pebif) entre Portugal e Espanha. Trata-se de um projeto educacional formulado em parceria entre a Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), o Ministério da Educação de Portugal, o Ministerio de Educación y Formación Profesional da Espanha e as juntas educacionais das comunidades autônomas de Castilla y León, Extremadura e Andalucía. O planejamento do projeto ocorreu a partir de 2019 e começou a ser executado no ano letivo de 2021/2022 em 16 escolas na região de fronteira entre os dois países - 10 escolas portuguesas e 6 colégios espanhóis. O foco da investigação empírica serão as práticas e representações cotidianas de docentes e estudantes que trabalham e estudam nas escolas Manuel Cabanas, em Vila Real de Santo António (Algarve, Portugal), Galdames e Virgen de Carmen, em Ayamonte (Andalucía, Espanha). A investigação qualitativa estará centrada na realização de entrevistas com docentes e estudantes, na observação de campo e na pesquisa bibliográfica e documental. (AU)

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