Busca avançada
Ano de início
Entree

Capacidade regenerativa e resposta glial após axotomia periférica na ausência da enzima transidrogenase de nucleotídeo de nicotinamida (Nnt)

Processo: 23/00365-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira
Beneficiário:Isabella Caroline Dantas
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nervo isquiático   Neurobiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Esmagamento | Nervo isquiático | Transidrogenase de nucleotídeo de nicotinamida | Neurobiologia

Resumo

Acidentes que atingem nervos periféricos podem acarretar, em estados mais graves,atrofia muscular definitiva, perda da sensibilidade e de movimento do membro afetado. Osmecanismos regenerativos do sistema nervoso são ainda pouco conhecidos, sendo relevantesos componentes metabólicos no processo de reparo. A pesquisa teve como propósitoinvestigar a ação da enzima Transidrogenase de Nucleotídeo de Nicotinamida (Nnt) - que emestudos recentes mostrou relevância na produção de NADPH - ao analisar a regeneração dosaxônios e a resposta glial em camundongos submetidos ao esmagamento unilateral do nervoisquiático, sendo este um procedimento comum relacionado a regeneração de nervosperiféricos, visto que, o dano rompe os axônios mas não as bainhas conjuntivas. Com isso,torna-se possível examinar a lesão, a regeneração e a reparação funcional. Assim, busca-seanalisar a importância da enzima durante o processo regenerativo subsequente à injúriaperiférica. Desse modo, utilizaremos camundongos das linhagens C57Unib.B6-Nnt -/- eC57Unib.B6-Nnt +/+ , os quais serão submetidos à axotomia por compressão, sendo que, arecuperação funcional de seu membro será avaliada pela marcha (walking track test -Sistema CatWalk) e a morfologia será estudada por imunoistoquímica, empregando-semarcadores de regeneração nervosa e reatividade glial. Os resultados preliminares obtidosreferentes aos dados gerados pelo software catwalk (print length e width) mostram que afunção motora teve um melhor desempenho em camundongos da linhagem C57Unib.B6-Nnt +/+ , no entanto, outros parâmetros da marcha serão analisados. Além disso, a análise porimunoistoquímica permitirá avaliar aspectos moleculares e morfofisiológicos do processoregenerativo axonal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)