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Entre acadêmicos e youtubers: um estudo sobre a diversificação do campo intelectual na era dos influenciadores digitais (2010-2020)

Processo: 23/04843-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Marcia Cristina Consolim
Beneficiário:Bruno Marco Cuer dos Santos
Supervisor: Ivan Chupin
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ), França  
Vinculado à bolsa:21/01854-0 - Entre acadêmicos e youtubers: um estudo sobre a diversificação do campo intelectual na era dos influenciadores digitais (2010-2020), BP.DR
Assunto(s):Jornalismo   Intelectuais   Mídia digital   YouTube
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:influenciadores digitais | Intelectuais | Jornalismo | Midiáticos | Plataformas | YouTubers | Sociologia dos intelectuais

Resumo

Este projeto tem por objetivo analisar o espaço social de circulação dos influenciadores digitais orientados à divulgação científica das Ciências Humanas e Sociais na França. A partir das trajetórias de influenciadores digitais franceses e a relação que estabelecem com instituições de pesquisa, propõe-se analisar o modo como as práticas de influência são legitimadas pelas instituições mais prestigiosas na França, em especial a BnF e o CNRS. No mesmo sentido, essa legitimação orienta-se também pela formação específica em cursos de Master em História Pública. Em hipótese, essa legitimação estrutura regas de divisão do trabalho de influência digital em cooperação com instituições, professores e pesquisadores. Esse contexto se opõe ao campo midiático brasileiro, marcado por formas de disputa e oposição entre universidade e mídia. A pesquisa propõe entrevistas, levantamento de arquivos digitais, e análise dos três cursos de História Pública na França. Em complementaridade ao projeto principal desenvolvido no país, busca-se uma análise comparativa entre o espaço mediático francês e o espaço mediático brasileiro, uma vez que os estudos que levam em conta as práticas de influência digital, permanecem restritos aos contextos de mídia nacionais. (AU)

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