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De faxineira a universitária: os efeitos das políticas de acesso ao ensino superior nas periferias urbanas de são paulo

Processo: 22/16900-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Paulo Sérgio da Costa Neves
Beneficiário:Milena Mateuzi Carmo
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/18476-3 - Fluxos, desafios e resistências na educação superior: uma mirada multissituada, BE.EP.PD
Assunto(s):Ação afirmativa   Ensino superior   Marcadores sociais da diferença
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ações afirmativas | Educação Superior | Marcadores sociais da diferença | movimentos sociais contemporâneos | Periferias Urbanas | Estudos sobre periferias

Resumo

Este projeto de pesquisa de pós-doutorado tem por objetivo analisar os impactos das políticas de acesso ao ensino superior, com ênfase nas ações afirmativas, a partir das periferias urbanas da cidade de São Paulo. Por meio de uma análise multissituada, isto é, que considere aspectos locais e globais, sobretudo a partir da perspectiva Sul-Sul, propõe compreender como tais ações de inclusão se articulam a outras políticas sociais e processos de produção de territórios periféricos, sobretudo no que se refere à ampliação de direitos e ao surgimento de novas pautas e sujeitos políticos. Desse modo, parte-se da hipótese de que a ampliação do acesso a educação superior constitui dimensão produtiva das periferias da cidade, seja por uma via ambígua que amplia o acesso, mas mantém a desigualdade (formação em instituições privadas de baixa qualidade), seja amplificando e diversificando as possibilidades de produção de lutas e resistências ao aproximar ativismo estudantil e periférico cada vez mais forjados em termos raça, gênero, sexualidade e território.

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