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Infância indígena e exploração Matemática nas brincadeiras: a emergência de um currículo intercultural na educação infantil urbana

Processo: 22/09965-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Klinger Teodoro Ciríaco
Beneficiário:Fernando Schlindwein Santino
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/16760-9 - Crianças imigrantes e as concepções de educadoras da infância sobre a exploração matemática em braga-portugal, BE.EP.DR
Assunto(s):Educação infantil   Educação matemática   Interculturalidade   Brincadeiras   Formação continuada do professor   Povos indígenas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brincadeiras | Educação Infantil Urbana | educação matemática | Formação continuada de professores | Infância Indígena | interculturalidade | Educação Pré-Escolar

Resumo

O objetivo geral desta proposta de tese consiste em analisar como uma experiência de formação continuada com professoras (não indígenas) da Educação Infantil (pré-escola) contribui para a exploração matemática, em uma perspectiva de currículo intercultural, a partir da incorporação de brincadeiras culturais indígenas nas vivências com as crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, a ser desenvolvida no contexto de um grupo de estudos de características colaborativas. Para este fim, o grupo será constituído com foco na apropriação de discussões teórico-metodológicas acerca da cultura indígena, tendo em vista a demanda da região do estado de Mato Grosso do Sul. Além dos encontros com as docentes, a produção de dados far-se-á ainda por meio de entrevistas de modo a levantar indicadores para (re)pensar a dinâmica do trabalho pedagógico, avaliando e compreendendo aprendizagens e as perspectivas futuras acerca da experiência constituída. Ao final, todas as fontes de informações recorridas serão cruzadas na tentativa de correlacionar os dados e concluir a investigação. Em termos de resultados esperados, acreditamos que com tal metodologia, será possível acessar as experiências declaradas e realizadas, compreendendo assim contribuições e influências proporcionadas pela ampliação do repertório didático-pedagógico, planejamento, validação e intervenção com práticas na perspectiva do currículo intercultural no atendimento à infância indígena. Em síntese, acreditamos que por meio da formação continuada, com foco na cultura indígena, poderemos somar esforços para uma Educação Infantil mais inclusiva e que seja objeto de reflexão permanente no campo das políticas educacionais que atendem as crianças e que respeite suas especificidades e direitos, dentre eles o direito de contato com vivências matemáticas, em um viés de experienciar o mundo pela ação do brincar. (AU)

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