Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo descritivo das inserções ortográficas na escrita infantil

Processo: 23/06939-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Maria Eduarda Gomes Vitti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ortografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escrita infantil | Inserções ortográficas | ortografia | Aquisição de escrita

Resumo

A ortografia infantil tem despertado particular interesse em estudiosos de campos como saúde, educação e linguística. Tal interesse se deve à busca de compreensão, por parte desses estudiosos, de como o funcionamento sistemático da ortografia se mostra na escrita de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como, nesses anos, não se prevê a ênfase nas regularidades ortográficas, mas sim no princípio alfabético, nesse período a escrita infantil não acompanha exatamente as convenções ortográficas. É o momento em que, privilegiadamente, se mostram, nessa escrita, as ocorrências ortográficas não convencionais - aquelas fora das normas que regulam a correspondência entre fonemas da língua e grafemas, base do princípio alfabético. Um tipo bastante frequente dessas ocorrências na ortografia de crianças do Ensino Fundamental I são as inserções ortográficas - acréscimos de grafemas em posições não previstas pela ortografia convencional da palavra. Tais inserções são mencionadas pela literatura (Simões e Martins, 2018; Santana e Reis, 2016; Miranda, 2014). No entanto, já que apenas mencionadas, elas não se constituem em objeto específico de investigação na literatura, o que não possibilita entender suas características na ortografia infantil. Visando expandir as descrições sobre elas feitas pela literatura, este trabalho tem como objetivo geral descrever características das inserções de grafemas na ortografia infantil. Para alcançá-lo, a investigação se norteará pelos seguintes objetivos específicos: (1) mapear, em produções escritas de crianças do Ensino Fundamental I, as ocorrências de inserções ortográficas; e (2) identificar, dentre aquelas que se explicam por processos epentéticos, quais características desses processos ancorariam o aparecimento de tais inserções na ortografia infantil. Os dados serão extraídos de um banco de textos escritos por crianças que, à época da coleta, em 2016, frequentavam os cinco anos do Ensino Fundamental I. Esse banco é composto de 508 narrativas produzidas por 106 crianças. Quanto aos resultados relacionados ao primeiro objetivo, primeiramente serão identificados, nos 508 textos da amostra, aqueles em que comparecem inserções ortográficas. Feita essa identificação, suas ocorrências serão divididas (em cada texto e no total deles) em dois grupos principais: (1) aquele composto por inserções que não correspondem a processos fonético-fonológicos da língua; e (b) aquele composto por inserções que apresentam tais correspondências. Quanto aos resultados relacionados ao segundo objetivo, serão buscados, nas inserções que compõem o segundo grupo, os possíveis e diferentes aspectos epentéticos que ancorariam sua ocorrência. Com os resultados, espera-se fornecer subsídios para a formação e para a prática (pedagógica e clínica) de profissionais de campos como os da Educação e da Fonoaudiologia que lidam com questões ortográficas em suas práticas clínica e educacional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)