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Os Ricercares de Adrian Willaert: especificidades musicais em relação à tradição do moteto do século XVI

Processo: 23/06212-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Marcos Fernandes Pupo Nogueira
Beneficiário:Gabriel Canos Massolini
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polifonia   Século XVI   Análise musical   Moteto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Moteto | polifonia | Ricercares | Seculo XVI | Willaert | Analise Musical

Resumo

A presente pesquisa se insere num projeto coordenado pelo orientador e seu grupo de pesquisa, cujo foco principal é a base estrutural e histórica dos ricercares quinhentistas e sua relação bastante próxima com a escrita do moteto do século XVI. Esta fatia privilegiada, tanto quantitativa quanto qualitativamente do repertório, apresenta, em geral, uma complexa textura polifônica caracterizada por um fluxo contínuo de condução formal, pleno de imbricamentos de vozes, movimentos cadenciais de diversos tipos e de desenvolvimentos diversificados dos soggetti - e que podemos chamar de estrutura temática. A investigação é encaminhada a partir de uma premissa básica de que pode ocorrer uma especificidade musical no ricercare causada pela ausência do texto. Tal especificidade musical dos ricercares de Willaert indica um processo de unidade temática ao longo dos pontos de imitação de cada obra - aspecto estruturalmente menos importante, ou mais raro, nos motetos do século XVI. Sem o evidente fator estruturante que as palavras do texto promovem no moteto, pois articulam as seções, os chamados pontos de imitação, o ricercare de conjunto de meados do século XVI, especialmente em Willaert, se desenvolve buscando uma articulação mais temática ou motívica entre as seções.

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