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Processos simbólicos e atencionais: controle de estímulos, generalização recombinativa, e respostas de observação

Processo: 23/07510-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Acordo de Cooperação: CNPq - INCTs
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Carlos Rafael Fernandes Picanço
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):23/18314-3 - Análise de movimentos oculares durante leitura recombinativa generalizada: uma validação transcultural com falantes do Português do Brasil e de Portugal., BE.EP.PD
Assunto(s):Equivalência de estímulos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem relacional | Comportamento simbólico | equivalência de estímulos | generalização recombinativa | Respostas de Observação | Topografias de controle de estímulos | Análise Experimental do Comportamento

Resumo

A aplicacao de procedimentos baseados em Equivalencia de Estimulos, em estudos conduzidos no ambito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), tem mostrado resultados bastante robustos no que concerne a compreensão de leitura; contudo, a transferência de aprendizagem tem mostrado variabilidade, uma vez que parece depender não diretamente de relações simbólicas, mas da abstração (por exemplo, por meio de apresentação de múltiplos exemplares de uma tarefa) de unidades dos estímulos que participam dessas relações. Este planejamento dará continuidade a estudos translacionais no escopo do INCT-ECCE que visam a transferência de tecnologia de Ensino Programado na pesquisa básica para a Instrução Assistida por Computador no contexto do ensino de leitura do Português com três populações: (a) sondagem e ensino de unidades básicas de leitura a crianças e jovens brasileiros com desenvolvimento normal e desempenho escolar insuficiente, em período de alfabetização, no Brasil; (b) sondagem e ensino de unidades básicas de leitura do Português como língua de herança a crianças, com desenvolvimento normal, residentes no Japão que retornarão ao Brasil; (c) sondagem e ensino de unidades complexas de leitura a pessoas alfabetizadas com desenvolvimento normal e dificuldades de leitura. O projeto contém um estudo teórico, um estudo técnico e uma linha de estudos experimentais. O estudo teórico planeja a revisão dos conceitos de "generalização recombinativa", "reforço condicional ou secundário", "estímulo discriminativo", "respostas de observação", "aspecto distintivo", e "aspecto comum" na literatura sobre processos discriminativos operantes e respondentes com estímulos compostos. O objetivo será de ampliar a compreensão e o uso do conceito de "discriminação" em situações de planejamento do Ensino Programado de discriminações simples e discriminações condicionais, porém mantendo o foco em suas contribuições para a formação de classes de equivalência e o ensino de leitura com compreensão generalizada. O estudo técnico identificará condições viáveis para requisitos explícitos de respostas de observação com registro de movimentos oculares nas tarefas de estudos da linha experimental, e terá o objetivo de transferir tecnologia de rastreamento de movimentos oculares da USP para a UFSCAR. A linha experimental investigará processos básicos de discriminação condicional durante tarefas de MTS com estímulos visuais e/ou auditivos com o objetivo de planejar, desenvolver e refinar procedimentos efetivos em produzir classes de equivalência e transferência robusta e generalizada para estímulos textuais novos, de modo a permitir previsibilidade e controle sobre o ensino de leitura com compreensão generalizada. O planejamento inclui período de intercâmbio interinstitucional, por um período de um mês, com membro da rede de colaboradores do INCT-ECCE, para a execução de parte do estudo técnico e atividades de ensino. O planejamento também inclui a proposta de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), por um período de seis meses, com o objetivo de coletar e analisar os dados. Os resultados dos estudos serão divulgados na forma de artigos científicos, softwares e apresentação de trabalhos em congressos. (AU)

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