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Comparação da carga cognitiva em questões de múltipla escolha e questões com respostas muito curtas: um estudo com rastreamento ocular.

Processo: 23/10189-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Dario Cecilio Fernandes
Beneficiário:Maria Gabriela Carneiro Queiroz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/15642-1 - Estudo do impacto de estratégias de avaliação na aprendizagem dos alunos de medicina, AP.JP
Assunto(s):Educação de graduação em medicina   Educação médica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Médico | Questões com respostas muito curtas | Rastreamento ocular | Educação médica

Resumo

Introdução: Questões com respostas muito curtas (QRMC) têm sido utilizadas para avaliar o conhecimento, pois limitam acertos aleatórios, promovem aplicação e integração do conhecimento e oferecem melhor retenção de informações. A avaliação da carga cognitiva pode ser feita por meio do rastreamento ocular, fornecendo informações precisas dos processos cognitivos envolvidos. Objetivo: Comparar a carga cognitiva, acertos e erros na resposta de questões com resposta múltipla escolha (QMEs) e QRMCs. Hipóteses: Não esperamos diferenças significativas na carga cognitiva entre os dois tipos de questões, com base em pesquisas anteriores. As questões mais complexas terão maior carga cognitiva em relação às menos complexas. Além disso, diferentes modelos de questões podem ter cargas cognitivas semelhantes, independentemente de suas complexidades. Método: Estudo experimental randomizado para realização da prova, com crossover, com 40 questões(20 QMEs e 20 QRMCs) em sessão única. As questões serão adaptadas de provas de residência médica e do teste progresso, abrangendo diferentes áreas e níveis de complexidade. Incluiremos alunos do 5º e 6º ano de medicina, excluindo alunos de outros anos e áreas da saúde. Análise de dados: Analisaremos o número de fixações e revisitações em cada área de interesse usando modelos lineares mistos. Serão conduzidos três modelos diferentes, número de fixações, duração das fixações e número de revisitações. O nível de complexidade, acertos e erros, o número de palavras, informações-chave e tempo de resposta como covariáveis. Análises post-hoc serão realizadas com ajuste de comparação pairwise pelo método de Bonferroni.

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