Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão gênica de proteínas de fase aguda e do sistema complemento no fígado de sapos do gênero Rhinella submetidos a desafio imunológico com lipopolissacarídeo (LPS).

Processo: 23/07913-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Fernando Ribeiro Gomes
Beneficiário:Marina Zenga Carrenho
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anfíbios   Fígado   Sistema do complemento   Imunologia comparada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anfíbios | Capacidade bactericida plasmática | decurso temporal | fase aguda | fígado | sistema complemento | Imunologia Comparada

Resumo

Atualmente, os anfíbios constituem o grupo de vertebrados mais ameaçados de extinção devido a, dentre diversos outros fatores, pandemias causadas por fungos, vírus e bactérias. Dentre os alvos de estudos imunológicos recentes em vertebrados, o fígado destaca-se como um complexo órgão imune e principal responsável pela síntese de proteínas inflamatórias, como proteínas de fase aguda (e.g., proteína C reativa - CRP, amilóide A sérico - SAA) e do sistema complemento (e.g., C4, C3, C5, C9). Tais proteínas mostram-se estrutural e funcionalmente conservadas entre os vertebrados, com importante papel na manutenção da capacidade bactericida plasmática (CBP), dentre outras funções. Já existem evidências de que a síntese dessas proteínas durante as primeiras horas de infecção bacteriana acontece no fígado em anfíbios, de forma semelhante a outros vertebrados. No entanto, a dinâmica temporal da síntese dessas proteínas em anfíbios durante a resposta inflamatória ainda é pouco conhecida. Diante disso, o objetivo geral desse projeto é investigar a dinâmica temporal da expressão gênica de proteínas de fase aguda e do sistema complemento no fígado de indivíduos da espécie Rhinella diptycha submetidos a um desafio imunológico com lipopolissacarídeo (LPS), além de relacionar a variação temporal da ação do sistema complemento com os dados já coletados de CBP para estes indivíduos. Para isso, acompanharemos a expressão das proteínas de interesse no fígado de indivíduos machos de R. diptycha em quatro horários pós-injeção de LPS (1, 3, 6 e 18 horas). Assim, espera-se que a expressão das proteínas de fase aguda e do sistema complemento ocorra principalmente nos primeiros horários (1 e 3 horas) após a injeção com LPS, e que a mesma esteja diretamente relacionada a altos valores de CBP já coletados para esses organismos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)