Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de peptídeos capazes de inibir o processo de internalização de promastigotas de Leishmania braziliensis em células macrófagos diferenciados.

Processo: 23/03651-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Marcia Aparecida Silva Graminha
Beneficiário:Maysa Alves de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmania braziliensis   Phage display   Leishmaniose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:leishmania braziliensis | phage display | Leishmanioses

Resumo

As leishmanioses são consideradas Doenças Negligenciadas, decorrente de infecção por protozoários do gênero Leishmania, sendo endêmica em grandes áreas dos trópicos, subtrópicos e bacia mediterrânea, abrangendo mais de 98 países. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de um bilhão de pessoas vivem em áreas endêmicas para leishmaniose e correm o risco de adquirir a infecção. A organização estima em 30.000 casos a incidência anual para leishmaniose visceral e mais de um milhão para leishmaniose cutânea. Apesar de representar um sério problema de saúde pública, não há vacinas disponíveis para uso humano e as alternativas terapêuticas existentes não são eficazes, associadas à alta toxicidade e custo elevado. Isto posto, faz-se necessário a identificação de novos antígenos e alvos terapêuticos para o desenvolvimento de novas ferramentas para o controle e combate das leishmanioses. Desta forma, utilizando uma biblioteca de peptídeos e aplicando-se a técnica de biopanning, este projeto de pesquisa visa identificar peptídeos específicos capazes de reduzir a taxa de infecção de macrófagos, utilizando como modelo experimental monocitos THP-1 diferenciados e a espécie Leishmania braziliensis, o que poderá trazer novos elementos para o entendimento da intricada interação parasita- hospedeiro relacionados ao estabelecimento das leishmanioses com um viés aplicado para pesquisa e desenvolvimento de novos alvos terapêuticos ou vacinais para o controle das leishmanioses.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)