Busca avançada
Ano de início
Entree

São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa: uma história comparada do ensino de português em escolas normais no século XIX

Processo: 23/07303-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 09 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 06 de janeiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
Beneficiário:Bruna Soares Polachini
Supervisor: António Sampaio da Nóvoa
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:20/06753-4 - Fronteiras políticas e epistemológicas: as obras gramaticais e o ensino de língua portuguesa na Escola Normal de São Paulo entre 1880 e 1900, BP.PD
Assunto(s):Ensino de língua portuguesa   Lisboa   Rio de Janeiro   São Paulo   Século XIX   História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Língua Portuguesa | escolas normais | Lisboa | Rio de Janeiro | São Paulo | Século XIX | História da Educação

Resumo

Este projeto propõe um estágio de três meses em Lisboa, vinculado ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com supervisão do Prof. Dr. António Nóvoa. Tenho por objetivo, nesse período, identificar, recolher e interpretar fontes documentais sobre o ensino de língua portuguesa da Escola Normal de Lisboa e sobre o acervo de livros destinados a esse ensino na biblioteca dessa mesma escola durante o século XIX. Para tanto, proponho pesquisa de campo no arquivo da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) - que fica no prédio que abrigou a escola normal a partir de 1919 - e no Arquivo Nacional Torre do Tombo, ambos em Lisboa. Pretendo também atualizar e aprofundar estudos bibliográficos sobre a história da escola normal lisbonense e sua biblioteca. Em posse de tais informações e com a orientação do professor Nóvoa, farei, durante e após o estágio no exterior, uma história comparada entre o ensino de língua portuguesa nas escolas normais de Lisboa, Rio de Janeiro e São Paulo no século XIX, não somente com a simples identificação de semelhanças e diferenças, mas procurando, ao mesmo tempo, compreender conexões, redes e cruzamentos entre as instituições de ensino que, para além das fronteiras, faziam parte da comunidade da língua portuguesa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)