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Sucesso escolar em meios populares: uma análise entre a sociologia e a psicologia

Processo: 22/12260-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 20 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 19 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Debora Cristina Piotto
Beneficiário:Debora Cristina Piotto
Pesquisador Anfitrião: Rochex Jean-Yves
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Vincennes Saint-Denis (Paris 8), França  
Assunto(s):Sucesso escolar   Sociologia educacional   Psicologia   Convívio escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:camadas populares | sucesso escolar | Sociologia da Educação

Resumo

A construção de trajetórias de sucesso escolar em meios populares constitui-se hoje como um importante objeto de estudo na literatura científica nacional e internacional. Um aspecto presente em várias pesquisas sobre o tema é o fato de ele ser entendido, de modo geral, a partir de uma visão que enfoca a ruptura ou o choque cultural decorrente da diferença entre o mundo escolar e o familiar e o sofrimento proveniente de tal diferença. Contudo, alguns estudos, como os realizados pelo pesquisador francês Jean-Yves Rochex, vêm discutindo essa compreensão e indicando outras possibilidades de relação entre as socializações escolares e familiares bem como levantando a necessidade de se investigar a vivência entre diferentes contextos socializadores por parte de um mesmo indivíduo. Para isso, o autor entende ser necessário um maior diálogo entre as áreas da Sociologia e da Psicologia. Assim, partindo da discussão empreendida por Rochex e das necessidades investigativas levantadas pelo autor, o presente projeto tem como objetivo analisar as relações entre escola e família na trajetória de estudantes de camadas populares em situação de sucesso escolar atípico. Mais especificamente, buscar-se-á investigar como adultos oriundos de meios populares que realizaram cursos superiores de alto prestígio social vivenciaram a relação com suas famílias no tocante à experiência escolar. Para alcançar esse objetivo, realizaremos entrevistas em profundidade novamente com 11 ex-estudantes que cursaram graduações de alta seletividade na Universidade de São Paulo e que participaram de pesquisas anteriores desenvolvidas pela proponente deste projeto. Na época de sua realização, os estudantes possuíam idades variando entre 19 e 33 anos, de modo que, na presente proposta, os participantes terão entre 32 e 50 anos. (AU)

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