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Padrões de processamento sensorial em crianças de 6 a 11 anos

Processo: 23/10649-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Eloisa Tudella
Beneficiário:Ana Clara Silva Maia
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Coordenação motora   Crianças   Neuropediatria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:coordenação motora | criança | Função Sensorial | Neuropediatria

Resumo

Objetivo: Caracterizar os padrões de processamento sensorial de crianças de 6 a 11 anos matriculadas em escolas públicas e privadas de São Carlos-SP. Métodos: Trata-se de um estudo transversal. Participarão 148 crianças, divididas em dois grupos: 1) grupo experimental, composto por crianças com padrões de processamento sensorial atípicos, e 2) grupo controle, composto por crianças com padrões de processamento sensorial típicos. Este estudo foi aprovado pela Diretoria de Ensino do Estado, pela Secretaria Municipal de Educação, e pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de acordo com as Diretrizes e Normas Regulamentadoras das Pesquisas Envolvendo Seres Humanos (Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde). Para autorização dos responsáveis quanto à participação de seus filhos(as) no estudo, será utilizado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), assim como as crianças que aceitarem a participação voluntária assinarão o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE). Escolas públicas e particulares da cidade de São Carlos - SP serão convidadas a participar da pesquisa. Nas escolas que aceitarem participar do estudo, será enviado aos responsáveis o TCLE, e os questionários Short Sensory Profile 2 e Questionário Sociodemográfico. Todas as crianças elegíveis serão convidadas a participar por meio da assinatura do TALE. As crianças que aceitarem serão avaliadas por meio da MABC-2. Resultados esperados: Espera-se que haja uma variedade de padrões de processamento sensorial entre os grupos; e que haja uma relação entre a presença de processamento sensorial atípico e baixo desempenho motor.

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