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Análise comparativa dos efeitos de intervenções com e sem realidade virtual no desempenho motor e gasto energético de crianças com baixa proficiência motora

Resumo

Introdução: A Realidade Virtual (RV) tem sido uma abordagem crescente em intervenções com crianças com baixa proficiência motora, como crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Contudo, ainda não existe protocolo padronizado para esse público, o que dificulta comparar tal abordagem com a reabilitação convencional. Objetivo: Comparar os efeitos de um treino com realidade virtual em relação aos efeitos de um treino tradicional no desempenho motor e no gasto energético de crianças de 7 a 10 anos com baixa proficiência motora. Métodos: Serão identificados escolares entre 7 e 10 anos com TDC, por meio dos relatos dos pais, com o Developmental Coordination Disorder Questionarre (DCDQ). Essas crianças serão avaliadas com a Movement Assessment Battery for Children - Second Edition (MABC-2), o Inventário de Estilos de Vida na Infância e Adolescência (EVIA) e medidas antropométricas. Aquelas com déficits motores severos farão parte de dois grupos experimentais, um com RV e outro com treino tradicional. As intervenções serão baseadas nos domínios do MABC-2: destreza manual, alvo e precisão e equilíbrio, sendo 2 jogos/atividades por domínio. Os protocolos serão aplicados 2 vezes por semana, durante 8 semanas, em no mínimo 10 e máximo 16 sessões de 60 minutos cada. O gasto energético será monitorado com acelerômetro e cardiofrequencimetro. As crianças serão reavaliadas com o MABC-2 e EVIA, e o DCDQ reaplicado com os pais. Resultados esperados: As crianças apresentarão melhorias após ambas as intervenções, mas a RV será mais efetiva na melhoria do desempenho motor das crianças. (AU)

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Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVALCANTE NETO, JORGE LOPES; STEENBERGEN, BERT; ROBERTO ZAMUNER, ANTONIO; TUDELLA, ELOISA. Wii training versus non-Wii task-specific training on motor learning in children with developmental coordination disorder: A randomized controlled trial. ANNALS OF PHYSICAL AND REHABILITATION MEDICINE, v. 64, n. 2, . (15/24291-0)
CAVALCANTE NETO, JORGE L.; DE OLIVEIRA, CRISTINA C.; GRECO, ANA L.; ZAMUNER, ANTONIO R.; MOREIRA, ROBERTA C.; TUDELLA, ELOISA. Is virtual reality effective in improving the motor performance of children with developmental coordination disorder? A systematic review. European Journal of Physical and Rehabilitation Medicine, v. 55, n. 2, p. 291-300, . (15/24291-0)
JORGE LOPES CAVALCANTE NETO; LIZ ARAÚJO ROHR; ANA CRISTINA CARDOSO DA SILVA; AMANDA GARCIA DE GODOY; ELOISA TUDELLA. Lifestyle of school-aged children with and without developmental coordination disorder. Motriz: rev. educ. fis., v. 26, n. 1, . (15/24291-0)
CAVALCANTE NETO, JORGE L.; ZAMUNER, ANTONIO R.; MORENO, BIANCA C.; SILVA, ESTER; TUDELLA, ELOISA. Linear and Nonlinear Analyses of the Cardiac Autonomic Control in Children With Developmental Coordination Disorder: A Case-Control Study. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 9, . (15/24291-0)

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