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Da noção de facticidade a Ser e tempo: a formação do "ser-no-mundo" a partir de um novo horizonte ontológico

Processo: 23/06108-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Fernando Costa Mattos
Beneficiário:Isadora Franco Felício dos Santos
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Hermenêutica   Fenomenologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Facticidade | hermenêutica | ôntico | ontológico | ser-aí | Ser-no-mundo | Fenomenologia

Resumo

Na pesquisa aqui proposta, almejamos estudar como é realizada a transição do conceito de facticidade, trabalhado na filosofia de juventude de Martin Heidegger, para o conceito de ser-no-mundo, que se apresentaria como peça central na ontologia fenomenológica de Ser e Tempo. Com base nas preleções anteriores a 1927, que se debruçam sobre o problema da facticidade, pretendemos mostrar como o conceito de ser-no-mundo se constitui gradativamente a partir de um desdobramento da facticidade. Já nos anos 1910, aliás, Heidegger tinha no "dilema fático" uma de suas principais preocupações teóricas, o que, em nosso entender, acabaria por conduzi-lo a se propor, na preleção Interpretações Fenomenológicas sobre Aristóteles: Introdução à pesquisa fenomenológica, de 1922, a tarefa de realizar uma ontologia fenomenológica hermenêutica em que já o próprio ser aparece como principal questão. No ano seguinte, por seu turno - em Hermenêutica da Facticidade (Ontologia), de 1923 -, essa tarefa é aprofundada e o novo termo, "ser-no-mundo", aparece pela primeira vez como forma de designar o ser-aí fático. Nosso intuito, portanto, é compreender de que maneira esse novo horizonte ontológico, surgido com força no começo dos anos 1920 a partir da facticidade, passa a balizar o pensamento heideggeriano e confere uma centralidade cada vez maior ao conceito de ser-no-mundo, cuja elaboração sistemática se dará de fato, como é sabido, na obra Ser e Tempo.

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