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Condicionamento aversivo ao propanol em C. elegans: o perfil de expressão e impactos de fos-1 e jun-1 na aprendizagem associativa

Processo: 23/08992-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luiz Eugenio Araujo de Moraes Mello
Beneficiário:Luiz Felipe Marquês da Silva
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurofisiologia   Caenorhabditis elegans   Filogenia   Genes fos   Genes jun   Quimiotaxia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado associativo | Caenorhabditis elegans | Filogenia | fos-1 | Genes de expressão imediata | jun-1 | Neurofisiologia

Resumo

Os genes c-fos e c-jun são fundamentais para a sobrevivência, visto que eles iniciam as respostas celulares a novidades ambientais e estão envolvidos com a plasticidade neuronal, crescimento celular e mitose. Os mecanismos biológicos que coordenaram o processo evolutivo dos animais ainda não são totalmente compreendidos, sobretudo os bioquímicos e moleculares que envolvem a especificação do sistema nervoso a nível celular. Perante esse panorama, a análise comparativa entre espécies junto ao emprego de técnicas moleculares é um potente artifício de estudo desses mecanismos evolutivos neurais. Trabalhos anteriores do grupo compararam a expressão de c-fos e c-jun de ratos e saguis e revelaram que a complexidade do sistema nervoso está inversamente relacionada a intensidade e ao tempo de expressão deles. O C. elegans, por pertencer ao filo Nematoda, é uma vantajosa espécie experimental para a investigação mais aprofundada dessa relação, uma vez que os nematoides são um importante ponto de corte na escala evolutiva para o surgimento de várias características neurais. Desta forma, este projeto visa averiguar os impactos dos genes de expressão imediata fos-1 e jun-1 sobre o processo de aprendizagem associativa do C. elegans. Um modelo de condicionamento aversivo será empregado para induzir o aprendizado nos animais, e um ensaio de quimiotaxia para avaliá-lo. Por meio das técnicas de RT-qPCR, silenciamento gênico por RNAi e microscopia de fluorescência, a expressão e efeitos de fos-1 e jun-1 serão examinados. A caracterização desses genes em C. elegans pode fornecer novas interpretações sobre a evolução do sistema nervoso, posto que as publicações da área da filogenia são majoritariamente executadas com mamíferos. (AU)

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