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Distribuição espacial dos sujeitos sociais do campo e as demandas de uma educação inclusiva.

Processo: 23/12465-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Fabiana de Cássia Rodrigues
Beneficiário:Fábio Accardo de Freitas
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/02523-2 - Direitos à educação em territórios rurais do estado de São Paulo: subsídios para as ações do Ministério Público Paulista, AP.PP
Assunto(s):Desigualdade educacional   Direito à educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desigualdades Educacionais | Direito à Educação | Educação em territórios rurais | Oferta e demanda escolar | Educação do campo

Resumo

O trabalho parte do processo de reconhecimento dos sujeitos sociais do campo considerando sua inserção em uma espacialidade hegemônicamente tratada como urbano, mas que têm suas determinações estabelecidas por lógicas econômicas (sistemas de produção), culturais, políticas e sociais fortemente marcadas por uma ruralidade. Desta forma, primeiramente, pretende-se constituiruma base territorial de análise que servirá para estruturar todo o trabalho de pesquisa acerca do mapeamento da oferta e da demanda por educação em áreas rurais do estado de São Paulo. Significa dizer que a base territorial da educação das populações nos territórios rurais não tomará como referência apenas a localização rural da escolas, mas, os elementos que determinam as formas dereprodução social e que interferem profundamente os processos formativos destes sujeitos sociais. Com este objetivo, é fundamental considerar o padrão das atividades econômicas e a distribuição espacial dos sujeitos sociais do campo (campesinato, quilombola, indígenas e trabalhadores rurais). No campo de procedimentos metodológicos estão estabelecidos o levantamento e a sistematização de dados relativos às seguintes variáveis: emprego, estabelecimentos, nível de atividade econômica, matriz produtiva,localização dos assentamentos, quilombos, terras indígenas, áreas de assentamento e acampamento, áreas rurais periurbanas entre outras, que possam configurar uma nova base territorial da educação em áreas rurais que não esteja assentada no dualismo da paisagem campo-cidade. Este levantamento está inserido na primeira etapa da Fase I do projeto de pesquisa, intitulada "Composição da Base Territorial de Análise". Em segundo momento prevê-se o mapeamento destas variáveis e sua análise distributiva,considerando a análise multivariada em que permite identificar, a partir de uma árvore dendrítica de uma matriz de níveis de relação e dependência destas áreas com as atividades econômicas rurais, determinado com o número de estabelecimentos e emprego, ou distribuição populacional, entre outros. Estes elementos passam por um processo de interpolação que indicam os níveis deruralidade destas espacialidades, permitindo a consolidação de um novo recorte espacial não dual. Esta espacialização contribuirá decisivamente na vinculação da origem das demandas destas populações com políticas da Educação do Campo, evidenciando em que nível as ações do Ministério Público Paulista reconhecem tais demandas legitimamente como emergentes dos espaços rurais, ainda que citadinos.

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