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Oscar Wilde: a Arte da Crítica e Anotações sobre uma Estética em Formação

Processo: 23/13064-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 25 de março de 2024
Data de Término da vigência: 25 de julho de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Laura Patricia Zuntini de Izarra
Beneficiário:Fábio Waki
Supervisor: Joseph Eugene Bristow
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of California, Los Angeles (UCLA), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:22/09946-3 - Oscar Wilde: a Arte da Crítica e Anotações sobre uma Estética em Formação, BP.PD
Assunto(s):Teoria crítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crítica Criativa | Esteticismo Britânico | Oscar Wilde | Recepção Clássica | Teoria Crítica | Literaturas Inglesa e Irlandesa

Resumo

A pesquisa que estou conduzindo na Cátedra W.B. Yeats da Universidade de São Paulo tem como objetivo sistematizar a influência da literatura clássica sobre a teoria crítica de Oscar Wilde, concentrando-se sobre um ponto de interesse negligenciado por mesmo os mais recentes estudos sobre sua literatura: como sua teoria crítica subverte concepções de crítica que seus precursores elaboraram a partir de preceitos da literatura clássica e como ela assim desafia a noção ordinária de crítica literária como prática interpretativa ao reconcebê-la como prática criativa. A proposta de pesquisa que agora envio a FAPESP tem como objetivo estender essa investigação a Universidade da Califórnia em Los Angeles e a William Andrews Clark Memorial Library para que eu possa examinar pessoalmente os cadernos que Wilde usou para seus estudos em Literae Humaniores (Estudos Clássicos) na Universidade de Oxford (1874-78). Esse estágio em Los Angeles é vital para minha pesquisa por dois motivos: primeiro, porque esses cadernos, muitos dos quais nunca foram publicados, reúnem informações valiosas sobre como ele lia os clássicos enquanto estudante e como essas referências vieram a substanciar diversos aspectos da teoria crítica que ele então aperfeiçoaria ao longo de sua carreira. Segundo, porque ele irá me permitir incluir na minha monografia final excertos desses cadernos, materiais originais que irão apresentar ao público brasileiro a faceta menos conhecida desse autor enquanto um intelectual e que irão abrir um novo campo de estudos sobre sua literatura no país: um campo dedicado a sua teoria crítica e em suas produções pré e protoliterárias enquanto um pensador e artista em formação.

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