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Adaptação automática de jogos sérios aplicados a reabilitação virtual motora

Processo: 23/12760-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2024
Vigência (Término): 29 de maio de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques
Beneficiário:Alexandre Kira Pedroso de Lima
Supervisor: Alvaro Joffre Uribe Quevedo
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Ontario Institute of Technology (UOIT), Canadá  
Vinculado à bolsa:23/05884-6 - Adaptação automática de jogos sérios aplicados a reabilitação virtual motora, BP.IC
Assunto(s):Realidade virtual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adaptação automática | Exergame | Game | jogo sério | Reabilitação Virtual | Realidade Virtual | Processamento Gráfico

Resumo

O processo de reabilitação virtual tem envolvido o uso de tecnologia para criar jogos sérios (ou exergames) que visam envolver e engajar ainda mais o paciente na terapia para aumentar a adesão e adesão. A Realidade Virtual (RV) tem sido utilizada para auxiliar na recuperação motora, cognitiva ou emocional de pacientes, proporcionando oportunidades para aumentar a adesão aos tratamentos de reabilitação ao inserir elementos de jogo no contexto terapêutico para manter o paciente motivado durante toda a atividade física. Estudos envolvendo reabilitação virtual com uso de jogos sérios têm obtido resultados promissores, mas ainda há espaço para melhorias, principalmente no que diz respeito à adaptação automatizada considerando as limitações e necessidades de cada paciente, pois, em geral, as ferramentas apresentam uma solução única para todos os pacientes. Este projeto propõe a avaliação do exergame desenvolvido como parte do projeto inicial e busca avaliar os benefícios que o uso de métricas fisiológicas pode trazer ao processo de adaptação automatizada de jogos sérios aplicados à reabilitação motora virtual. Como fases metodológicas específicas estão previstas: estudo dos módulos de coleta e análise de métricas fisiológicas desenhados no exterior no Laboratório GaMER da Ontario Tech University, integração desses módulos ao exergame desenvolvido, avaliação do impacto propiciado pelas métricas fisiológicas no desempenho e engajamento do paciente e, por fim, a elaboração de artigos e relatórios científicos. Espera-se que o projeto contribua para o desenvolvimento e aprimoramento de jogos interativos para reabilitação de pessoas com deficiência motora e desenvolva técnicas que possam ser empregadas por diversos tipos de jogos.

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