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Distintas referências de contexto presentificadas nas tarefas de geometria dos livros didáticos de matemática

Processo: 23/12141-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Rúbia Barcelos Amaral
Beneficiário:Gabriel Amancio Alves
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):25/02812-0 - Tarefas de Geometria em livros didáticos de Matemática: um olhar para contextualização e demanda cognitiva, BE.EP.IC
Assunto(s):Contexto   Geometria   Educação matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contexto | Geometria | Novo Ensino Médio | Pnld | Tarefas | Educação Matemática

Resumo

O presente projeto é parte de uma pesquisa desenvolvida pela orientadora (e pesquisadores de diferentes estados brasileiros) junto ao Edital Universal do CNPq, que estuda a presença da geometria e das tecnologias nos livros didáticos (LD) de Matemática do Novo Ensino Médio (NEM), aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Neste contexto, o recorte dado nesta proposta de Iniciação Científica é na investigação sobre as distintas referências de contextos presentificadas nas tarefas destes livros, que é parte dos objetivos específicos da pesquisa do Universal. Inquietações surgiram com o NEM, de modo que questões relativas à dinâmica dessa mudança na escola, incluindo o material didático, são foco de interesse de pesquisa, aqui particularmente centrado nas tarefas de geometria. A partir desse cenário, o problema de pesquisa se resume em: quais as distintas referências de contexto presentificadas nas tarefas de geometria nos livros didáticos de Matemática do Novo Ensino Médio? Será feita também uma discussão teoricamente fundamentada sobre contexto para dar suporte à análise qualitativa do material categorizado. Espera-se, ainda, que uma contribuição, ainda que indireta, seja dada ao PNLD, uma vez que as discussões resultantes da pesquisa podem fomentar o aperfeiçoamento das tarefas presentes nos livros, contribuir com discussões por autores de LD, como por avaliadores do PNLD, além de fomentar a reflexão dos professores para a seleção dos LD.

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