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Certificações em igualdade de gênero na Ciência: ativismo e mudança institucional

Processo: 22/12923-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Ana Maria Fonseca de Almeida
Beneficiário:Tsamiyah Carreno Levi
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/13745-9 - Certificações em Igualdade de Gênero na Ciência: Ativismo e Mudança Institucional, BE.EP.DR
Assunto(s):Ensino superior   Ciência   Igualdade de gênero   Ativismo   Mulheres na ciência   Certificação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ativismo | certificação | ciência | igualdade de gênero | Mudança institucional | Mulheres na ciência | Educação superior

Resumo

As muitas iniciativas para ampliar a participação de mulheres na pesquisa implementadas por universidades, agências de apoio à pesquisa, associações profissionais, entre outras, indicam a importância que essa questão assumiu no espaço científico. Mais recentemente, certificações dirigidas às universidades para reconhecer e incentivar essas iniciativas se disseminaram por diferentes partes do mundo. Como explicar seu surgimento e sua difusão? Essa pesquisa mobiliza as contribuições da literatura sobre isomorfismo institucional e da sociologia do ativismo e dos movimentos sociais, articuladas a uma perspectiva de gênero, para estudar a produção da certificação Athena Swan no Reino Unido e sua difusão por outros dois países, Estados Unidos e Canadá, onde deu origem às certificações SEA Change e Dimensions respectivamente. As três certificações oferecem um selo às universidades que cumprirem certas metas de igualdade de gênero nos diferentes níveis da carreira. Para isso, orientam a formulação de normas e protocolos que regem diferentes aspectos da vida universitária, com potencial para provocar mudanças organizacionais expressivas. Eles guardam semelhança entre si, resultado de sua origem comum, mas apresentam diferenças significativas, sinalizando a importância do contexto local em sua concepção. A partir, por um lado, do estudo dos conceitos mobilizados por essas certificações e das práticas universitárias que eles fomentam, e, por outro lado, das trajetórias sociais e profissionais dos indivíduos envolvidos na elaboração dessas iniciativas, assim como as redes em que estão articulados e os recursos que mobilizam, será possível compreender sua gênese e sua difusão. O estudo será apoiado por análise de documentos (projetos, atas, relatórios, currículos) e entrevistas com participantes desses processos. Acreditamos que isso permitirá avançar na compreensão dos processos pelos quais a circulação internacional de ideias, instrumentos de governo e modelos de justiça tem contribuído para avançar a causa da igualdade de gênero em organizações do espaço científico. (AU)

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