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Efeito da classe fonológica na integração de pistas audiovisuais na percepção de fala em crianças com e sem distúrbio fonológico

Processo: 23/10136-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 02 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 01 de março de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Larissa Cristina Berti
Beneficiário:Larissa Cristina Berti
Pesquisador Anfitrião: Salvador Soto Faraco
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat Pompeu Fabra (UPF), Espanha  
Assunto(s):Transtorno fonológico   Percepção da fala
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:distúrbio fonológico | integração audiovisual | Percepção de Fala | Fonética-Fonologia

Resumo

Crianças com distúrbio fonológico (DF) apresentam uma inabilidade para produzir os sons corretamente que poderia interferir na habilidade de leitura labial. Considerando a heterogeneidade linguística de crianças com distúrbio fonológico, a qual afeta diferentes classes fonológicas; este estudo propõe investigar a integração audiovisual em crianças com e sem DF, levando em conta o efeito das principais classes fonológicas (oclusivas, fricativas, nasais e líquidas (laterais e não laterais), bem como o efeito da presença de ruído. Trinta crianças, com e sem o diagnóstico de distúrbio fonológico, serão recrutadas. Os estímulos auditivos e visuais serão constituídos por 20 monossílabos envolvendo /p, b, t, d, k, g, f, v, s, z, ƒ, ’, m, n, ®, l, », ~, R, w/ no contexto do vogal /a/. O procedimento experimental de percepção consistirá em um teste de identificação composto por três etapas distintas: (1) apresentação de estímulos por via auditiva; (2) via visual; (3a) informações de integração audiovisuais congruentes e (3b) incongruentes, apresentados em duas condições: com e sem ruído. Espera-se que crianças com distúrbio fonológico apresentem dificuldades na integração audiovisual na percepção de fala, bem como um efeito da classe fonológica e da condição de apresentação dos estímulos. Vislumbram-se contribuições para a discussão em torno das teorias de percepção de fala uni vs multimodais.

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