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Prosodização epistemológica: a influência musical de Gisèle Brelet na abordagem tensiva de Claude Zilberberg

Processo: 23/07849-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Luiz Augusto de Moraes Tatit
Beneficiário:Gustavo Cardoso Bonin
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):25/05119-3 - Uma ilustre desconhecida: a pesquisa acadêmica de Gisèle Brelet, BE.EP.PD
Assunto(s):Enunciação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem Tensiva | Claude Zilberberg | Enunciação | Gisèle Brelet | Prosodização Epistemológica | Semiótica e Musicologia

Resumo

O presente projeto busca produzir um conjunto de produtos acadêmicos que visam solidificar as bases teóricas e metodológicas do que pode ser entendido como prosodização epistemológica (TATIT, 2019). Partindo da influência musical que a esteticista e musicóloga francesa Gisèle Brelet (1915-1973) exerceu na consolidação da semiótica tensiva de Claude Zilberberg (1938-2018), queremos explicitar a vasta amplitude que a metodologia tensiva possui ao servir como um modelo para se analisar os aspectos sensíveis que fazem parte da construção de sentido em objetos verbais, não-verbais e sincréticos (ou multimodais), sejam eles produções artísticas, midiáticas ou científicas. O trabalho será conduzido em duas frentes de pesquisa: i) difusão e redescobrimento da produção esquecida de Gisèle Brelet, a ser concretizada com a tradução para o português de dois ensaios basilares da autora (BRELET, 1946 e 1965) e também com a publicação de um artigo original em inglês que contemple um pequeno panorama de sua vida e obra; ii) pesquisa em que iremos investigar e explicitar os elos entre os pensamentos de Brelet e Zilberberg em um artigo em português, a ser traduzido para o francês, visando apresentar os caminhos metodológicos que justificam a proposta de uma possível prosodização epistemológica. No intuito de trazer à tona a importância velada das propostas de Gisèle Brelet, tendo em vista que se faz necessário apontar como suas ideias influenciaram ou são citadas por autores consagrados da Musicologia e da Criação Musical como Walter Wiora, Andrès Briner, Ivo Supii, Susanne Langer, Robert Craft, Igor Stravinsky, Edward Lippman, Oliver Messiaen e Enrico Fubini, queremos dar continuidade e maior desdobramentos às suas propostas metodológicas, valendo-nos das ideias semióticas de um dos seus melhores leitores, Claude Zilberberg.

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