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Análise da instabilidade aeroelástica de whirl-flutter em rotores de aeronaves

Processo: 24/01679-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Maurício Vicente Donadon
Beneficiário:Paulo Mateus de Melo Rodrigues
Instituição Sede: Divisão de Engenharia Aeronáutica (IEA). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Empresa:Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Divisão de Engenharia Mecânica (IEM)
Vinculado ao auxílio:21/11258-5 - Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro (CPE-MAF), AP.PCPE
Assunto(s):Aeroelasticidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aviação Verde | modelagem semianalítica | Sistemas eletro-propulsivos | Whirl Flutter | Aeroelasticidade

Resumo

Esta proposta de pesquisa foca-se na investigação numérica e experimental da estabilidade aeroelástica de uma configuração de hélice única. O projeto está dividido em duas partes: (i) formulação e implementação de um modelo analítico para investigar instabilidades aeroelásticas em uma configuração típica de hélice única, (ii) proposição de uma configuração experimental para validação do modelo analítico proposto. As metodologias e ferramentas que pretendemos desenvolver no âmbito desta proposta de pesquisa permitirão o projeto ótimo de aeronaves mais verdes acionadas por rotores elétricos a serem desenvolvidas na EMBRAER, combinando benefícios ambientais, alta eficiência e maior acesso à mobilidade aérea de forma holística, o que por sua vez melhorará a competitividade da empresa no cenário mundial.

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