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Uso de Metodologias Ativas à luz da Teoria da Atividade (3ª geração) em formação de professores de Ciências da Natureza: uma revisão sistemática de literatura atrelada a um estudo de caso do PLIC/USP

Processo: 23/16366-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Meire Cachioni
Beneficiário:Ricardo Henrique Pucinelli
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06977-5 - Estudo de implementação de inovações curriculares, estratégias pedagógicas e tecnologias emergentes para qualidade-equidade na educação básica, AP.TEM
Assunto(s):Estudos interdisciplinares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:inovação curricular e de estratégias pedagógicas | Inovação Educacional | Interdisciplinaridade | Licenciaturas | metodologia ativas | teoria da atividade | Ciências da Natureza

Resumo

Este plano de trabalho está voltado para o uso de metodologias ativas à luz da teoria da Atividade voltado para a formação inicial e continuada de professores da Ciência da Natureza. Está amparada no ODS 4 - educação de qualidade. Esta pesquisa visa realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) no âmbito da ciência, proporcionando rigor metodológico e descobertas de novas lacunas em diferentes áreas do saber, assim como o levantamento de evidências mais sólidas no âmbito da produção acadêmica, em especial um levantamento sobre o que tem sido realizado sobre formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza. Por sua vez o estudo voltado para a abordagem empírica centra-se em analisar que sentidos e significados sobre o aprender e ensinar temas da Ciências da Natureza são produzidos por alunos do ensino superior em formação em conjunto com professores em exercício da sua práxis docente, ambos reunidos no PLIC/USP. A proposta de formação e análise dos dados pautar-se-ão na teoria histórico-cultural, particularmente na Teoria da Atividade de Engeström ajustados ao eixo temático metodologias ativas no ensino de Ciências da Natureza. Em ambos os casos será realizada uma abordagem qualitativa, de caráter analítico e investigativo, suportada pelo uso de softwares, dentre eles o NVivo. Espera-se ao final do processo a produção de artigos resultantes dos processos de pesquisa e a formação de alunos e professores de Ciências da Natureza no decorrer do processo.

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