Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencialidades dos contos de Edgar Allan Poe na formação estética do leitor literário crítico da realidade

Processo: 23/16296-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Rosa Maria Manzoni
Beneficiário:Lais Yasmim Maranho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura   Literatura clássica   Língua portuguesa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contos de Terror | Edgar Allan Poe | interacionismo sociodiscursivo | Leitura | Literatura Clássica | Vivência Estética | Língua Portuguesa

Resumo

Esta pesquisa tem como tema a formação do leitor literário materializada por meio da interpretação de leitura dos contos de Edgar Allan Poe, realizada na modalidade oral, e pretende investigar os sentidos e significados gestados em alunos do 5º ano do ensino fundamental, durante a vivência estética desses contos. O estudo será realizado em uma escola pública do município de Bauru, interior do estado de São Paulo. Tem por objetivo geral investigar como obras clássicas de literatura universal, constituídas pelo caráter estético e refletor da realidade, medeiam o percurso da formação do leitor literário crítico na produção de sentidos e significados. Para isso a pesquisa apoia-se nos fundamentos psicológicos da Psicologia Histórico-Cultural, quanto ao papel da educação estética na formação do indivíduo (VIGOTSKI, 2001); no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), no que se refere à compreensão do agir humano da atividade de linguagem e na proposta de Sequência Didática (SD) para o ensino de línguas por meio dos gêneros textuais (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004); na tendência pedagógica da Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Saviani (2008); na concepção de clássico defendida por Saviani (2008), Calvino (2007) e Castagnino (1969); na proposta do método recepcional de leitura (BORDINI & AGUIAR, 1993), para planejar a progressão da complexificação dos contos de terror de Poe. O ensino será feito por meio da elaboração de uma Sequência Didática (SD) fundamentada na didatização do gênero interpretação de leitura e organizada nas etapas do método recepcional de leitura, na qual serão realizadas atividades que impulsionarão as crianças a expressarem os sentidos e significados dos contos lidos. As produções orais da interpretação de leitura e oficinas serão gravadas para dar condições de análise e apreensão dos sentidos e significados construídos pelos participantes da pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)