Busca avançada
Ano de início
Entree

A cultura esportiva afro-brasileira: Dispositivos de pertencimento para jovens negros e negras do município de Assis-SP

Processo: 23/16189-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Paulo Vitor Palma Navasconi
Beneficiário:Arthur Oliveira de Almeida Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura   Esportes   Jovens   Racismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura | esporte | Juventude | Psicologia | Racismo | Relações Raciais; Direitos Humanos; Relações Raciais e Saúde.

Resumo

O presente projeto diz respeito a uma pesquisa narrativa, com estudo teórico-prático, que tem como metodologia uma coleta qualitativa de dados acerca de histórias, enfatizando o tema da cultura do esporte para a juventude negra. Com isso, visa identificar, numa escola estadual do interior do Estado de São Paulo, as formas como jovens negras(os) se relacionam com a cultura esportiva, envolvendo não só a prática, contudo os demais fatores que englobam o processo de subjetivação desses. Assim, tem-se por objetivo algumas especificidades: analisar por meio das narrativas dos (as) adolescentes entrevistados(as) como a adolescência se faz presente em suas vidas, considerando as interseções entre raça, gênero, classe e sexualidade. Além disso, investigar como os marcadores sociais impactam a maneira como esses adolescentes se apropriam da cultura esportiva em seu processo de subjetivação; discutir os impactos psicossociais do racismo na subjetividade de adolescentes negros e negras, e como a cultura esportiva pode possibilitar espaços de enfrentamento à violência racial e produzir pertencimento étnico-racial; refletir sobre a importância da cultura do esporte para a formação de identidades positivadas de negritude, através de elementos como a prática, o consumo de entretenimento, a moda, e demais fatores que compõem a cultura. Portanto, espera-se, com o projeto, construir saberes críticos acerca do contato esportivo-cultural tido pela juventude negra, demarcando fatores importantes para as práticas profissionais da Psicologia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)