Busca avançada
Ano de início
Entree

A importância do estudo sobre teatro feminista na formação universitária de educadores e educadoras de teatro, em perspectiva decolonial

Processo: 23/10720-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Lúcia Regina Vieira Romano
Beneficiário:Júlia Malfatti Merino
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Pedagogia das Artes Cênicas | Pedagogia Decolonial | Teatro Feminista | Teatro Feminista

Resumo

Focando na formação de futuros licenciados e licenciadas em teatro, esta pesquisa busca um aprofundamento nas políticas de identidade e nas discussões sobre o gênero feminino dentro do meio educacional. Para isso, observa os cursos superiores em Artes Cênicas, com o amparo nas teorias decoloniais, nos estudos feministas e nas pedagogias decolonias, a fim de discutir a criação e produção de novos imaginários, permitindo o reconhecimento de sujeitos que fogem ao binarismo de gênero e suas normas. Pretende-se que o estudo apoie futuros jovens licenciados e licenciadas da área das Artes Cênicas no trabalho em sala de aula e em cena com atenção à pluralidade de corpos e indivíduos, atravessados por questões de gênero, raça/etnia, classe, sexualidade e entre outros.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)