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O conceito de crise como fundamento da periodização do desenvolvimento humano na obra de Vigotski

Processo: 23/16878-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Eduardo Moura da Costa
Beneficiário:Lívia Mendonça Gaio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crise das idades | Periodização do desenvolvimento | Vigotski | Fundamentos psicológicos do desenvolvimento humano

Resumo

Os conhecimentos produzidos pela psicologia sobre o desenvolvimento humano fundamentam a prática pedagógica na educação infantil. O psicólogo soviético L. S. Vigotski formulou uma periodização do desenvolvimento humano calcado na relação entre a criança e o meio social, a qual tem recebido grande atenção, nas últimas décadas. Ele elaborou o conceito de crises das idades, para demonstrar que o desenvolvimento não evolui continuamente, mas é feito também de rupturas e involuções, que variam ao longo da infância. Em razão da importância que o conceito de crise tem, para tal periodização, o objetivo geral do projeto é realizar uma investigação sobre como o conceito se desenvolveu, nas obras tardias do autor. Como objetivo específico, tem-se como meta compreender as relações entre os diversos conceitos que compõem a explicação das idades críticas, tais como situação social de desenvolvimento, cooperação, neoformações, linhas acessórias e linhas centrais, dentre outros. Será dada atenção especial ao conceito de zona de desenvolvimento proximal e se trabalhará com fontes primárias de pesquisa, sendo as obras de Vigotski a principal referência. Como instrumento metodológico para a efetivação da análise, serão utilizados os Procedimentos de Interpretação Conceitual de Texto (PICT). Essa metodologia visa a estabelecer as relações entre os conceitos científicos elaborados pelo autor, buscando ao máximo superar concepções do senso comum que possam interferir na interpretação. Espera-se, ao final do projeto, formular uma visão acurada da dinâmica entre a criança e o meio social, tendo como operador o conceito de crise.

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