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Ethos discursivo em publiposts de influenciadoras digitais: implicações nos discursos de redes sociais

Processo: 24/06227-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Anna Flora Brunelli
Beneficiário:Nathália Soares de Lima
Supervisor: Paola Pietrandrea
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université De Lille, França  
Vinculado à bolsa:23/06705-8 - Saúde e beleza no Instagram: ethos e estereótipos em publiposts de influenciadoras digitais, BP.MS
Assunto(s):Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | Ethos discursivo | publiposts | Análise do discurso

Resumo

Este projeto de pesquisa se propõe a analisar como o ethos discursivo baseado em publiposts de influenciadores digitais impacta nos discursos das redes sociais. O projeto tem como base o aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa e tem como objetivo específico analisar o ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2018, 2020) de influenciadores digitais brasileiras, ou seja, analisar a imagem que elas projetam sobre si mesmas em publiposts cujos temas tratam do estilo de vida considerado "saudável" e "belo". Considera-se que, nesses publiposts, ao mesmo tempo em que a influenciadora divulga um produto em seu perfil, ela também reforça sua imagem pessoal. Para isso, também consideraremos noções que orbitam o ethos e os publiposts, como cenografia (MAINGUENEAU, 2015, 2016, 2020), hipergênero (MAINGUENEAU, 2015), tecnogênero do discurso e materialidades tecnolinguageiras (PAVEAU, 2022). O conjunto de material é composto por trinta publiposts divulgados por renomadas influenciadoras brasileiras no Instagram que promovem produtos de saúde e/ou beleza, como balas de colágeno, bebidas proteicas, vitaminas em cápsulas, lentes de contato, entre outros. Como o projeto deve abordar como ocorre a interação entre a identidade criada pelo influenciador e a função publicitária da postagem, ele também contribuirá para os estudos sobre publipost como gênero digital.

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