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Construção e validação de cartilha educativa multiprofissional para o atendimento à violência sexual contra crianças e adolescentes por conselheiros tutelares

Processo: 24/01343-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Diene Monique Carlos
Beneficiário:Miguel Carreto Bica
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Material didático   Políticas públicas   Abuso sexual na infância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abuso sexual na infância | enfermagem | Materiais de ensino | Política pública | Saúde da Criança e do Adolescente

Resumo

Introdução: A violência sexual contra crianças e adolescentes tem ameaçado e violado a dignidade dessa população. No Brasil, o Conselho Tutelar é o primeiro órgão a entrar em contato com a denúncia e acolhimento inicial, sendo então órgão estratégico na rede de proteção que necessita de ações que promovam educação permanente, integralidade no cuidado e intersetorialidade no acompanhamento longitudinal de vítimas e suas famílias. Objetivo: Construir e validar uma cartilha educativa multiprofissional para apoiar o atendimento à violência sexual contra crianças e adolescentes por conselheiros tutelares. Método: Estudo metodológico, sendo utilizados os pressupostos de Echer que tratam das etapas do processo de construção de materiais didáticos para o cuidado em saúde. Para o processo de validação serão selecionados experts, que avaliarão a cartilha a partir de uma escala de concordância, construída pelos pesquisadores, com informações sobre a aparência e conteúdo do material, relacionadas à adequação das informações, linguagem e ilustrações, conforme referencial denominado Suitability Assessment of Materials. Será realizado análise de conteúdo e será calculado o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) para aferir a concordância dos experts quanto à representatividade de cada item, considerando o índice igual ou superior a 0,80 como desejável na validação do conteúdo. Resultados esperados: O presente estudo traz como resultado esperado direto uma tecnologia educacional que pode levar benefícios imediatos à população de conselheiros tutelares, além de a médio e longo prazo a crianças, adolescentes e suas famílias. A proposta se insere em perspectiva interprofissional, trazendo a colaboração inovadora de estudante de Imagem e Som na área.

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