Busca avançada
Ano de início
Entree

Um novo candidato a vacina pneumocócica, multiepítopo e independente de sorotipo, pode conferir proteção contra a colonização e transmissão em humanos?

Processo: 24/05505-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 29 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 14 de julho de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Viviane Maimoni Gonçalves
Beneficiário:Vítor dos Santos Alves
Supervisor: Daniela Mulari Ferreira
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Oxford, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:21/02930-1 - Desenvolvimento de vacina pneumocócica baseada em multiepítopos, BP.DR
Assunto(s):Vacinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Correlates of protection | Experimental Human Pneumococcal Challenge | multiepitope vaccine | Pneumococcal Colonisation | vaccine | Biotecnologia/Vacinas

Resumo

Crianças pequenas, indivíduos mais velhos e pessoas imunocomprometidas estão em maior risco de desenvolver pneumonia causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo). Em qualquer momento dado, aproximadamente 10-20% dos adultos estão colonizados com pneumococos no trato respiratório superior, mas a colonização com a bactéria não causa sintomas. No entanto, quando os mecanismos de defesa imunológica na mucosa respiratória se deterioram, o risco de desenvolver doenças pneumocócicas aumenta.O Grupo de Vacinas de Oxford desenvolveu um modelo experimental de desafio pneumocócico humano, onde um número definido de pneumococos é introduzido no nariz de adultos saudáveis, que são então monitorados cuidadosamente para determinar se o trato respiratório superior se torna colonizado pela bactéria. O modelo nos permite testar se as respostas imunes aos antígenos pneumocócicos estão associadas à proteção e, assim, determinar se novas vacinas devem avançar para os ensaios clínicos de fase I.Aqui, nosso objetivo é avaliar a frequência e o fenótipo de anticorpos e respostas celulares a uma vacina proteica multi-epitopo. Esta vacina é projetada para ser independente de sorotipo e mais econômica em comparação com as vacinas atuais, visando fatores de virulência-chave dos pneumococos. Os resultados do estudo informarão se essa nova vacina se correlaciona com a proteção contra a colonização pneumocócica.Assim, o BEPE será uma oportunidade para agregar valor e acelerar o desenvolvimento do produto potencial resultante do doutorado, fortalecer laços entre instituições renomadas e avançar na carreira do estudante de doutorado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)