Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de possíveis alterações estruturais e funcionais nos núcleos do sistema auditivo em um modelo da Doença de Parkinson induzido pela injeção de 6-hidroxi-dopamina (6-OHDA) em roedores.

Processo: 24/02987-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Ariadiny de Lima Caetano
Beneficiário:Maria Fernanda Batista de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Demência   Doença de Parkinson   Processamento auditivo   Audiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demência | Doença de Parkinson | Processamento Auditivo | Audiologia

Resumo

Os distúrbios neurodegenerativos consistem em grupo distinto de diversas doenças crônicas que geram várias complicações ao longo de seu desenvolvimento, sendo que a população atingida é cerca de mais de 30 milhões em todo o mundo. A Doença de Parkinson (DP) é caracterizada por uma doença neurodegenerativa crônica progressiva por resultante a degeneração dos neurônios dopaminérgicos localizados na substância negra do mesencéfalo e acúmulo de corpos de Lewy. Pacientes com DP apresentam sintomas motores como tremor em repouso, rigidez muscular, bradicinesia, hipocinesia e alterações na postura e no equilíbrio, além dos sintomas não motores: alterações no sono, depressão, disfunção do sistema nervoso autônomo, alteração de memória e, mais recentemente, alterações de audição, aparecem antes dos sintomas motores na DP. O processamento auditivo central consiste na eficiência e na efetividade do uso da informação auditiva realizada pelo sistema nervoso central. Dados da literatura mostraram uma relação entre o aumento da incidência das demências com pacientes que já apresentavam diminuição da capacidade auditiva. Sabendo-se das alterações motoras e não motoras da DP, e que recentemente alterações na audição foram incluídas como um novo sintoma não motor, os objetivos deste projeto é avaliar se a injeção da 6-hidroxi-dopamina (6-OHDA) no corpo estriado (CPu), poderia causar alterações estruturais e funcionais nos núcleos que compõem o processamento auditivo e relacionar os achados com alterações comportamentais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)