Busca avançada
Ano de início
Entree

Pedagogias da produção em rede: arquitetura, design e crise disciplinar nos anos 60 e 70

Processo: 24/02296-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 23 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 22 de março de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:José Tavares Correia de Lira
Beneficiário:João Bittar Fiammenghi
Supervisor: Tilo Amhoff
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Brighton, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:22/15886-3 - Pedagogias da produção: a FAU-USP e o ensino de arquitetura e design, 1962-1973, BP.DD
Assunto(s):Ensino de arquitetura   História da arquitetura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crise disciplinar | Décadas de 1960 e 1970 | Ensino de Arquitetura | Ensino de Design | Pedagogias radicais | História da Arquitetura

Resumo

Este projeto de estágio de pesquisa no exterior faz parte da pesquisa de doutorado do autor, na qual foi proposto analisar os debates acerca do ensino de arquitetura e design entre 1962 e 1973 a partir de um viés ainda pouco pesquisado na historiografia do ensino, o caráter central e transversal atribuído à produção material na formação profissional. Foi tomado como caso emblemático desse processo a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), e nela a reforma curricular realizada em 1962, os fóruns de ensino de 1963, 1968 e 1969 e seus rebatimentos concretos no projeto pedagógico e nas práticas docentes no interior da instituição até 1973. Tal contexto é tensionado pela delimitação de fronteiras entre os campos de atuação do arquiteto e do designer nesse momento crucial de industrialização e expansão do consumo de massas no Brasil. A pesquisa no exterior busca, desse modo, dar continuidade e expandir tal panorama disciplinar da arquitetura e do design, olhando para como tais processos pedagógicos e mudanças na cultura projetual se davam no Reino Unido, e como a produção passa a ter um papel central em tais movimentações disciplinares.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)