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Investigação do controle de estímulos por seleção e rejeição em sondas de aprendizagem e de generalização de leitura com compreensão

Processo: 24/04794-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Carlos Rafael Fernandes Picanço
Beneficiário:Geovana Batistetti dos Anjos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Assunto(s):Aprendizagem relacional   Comportamento simbólico   Equivalência de estímulos   Análise experimental do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem relacional | Comportamento simbólico | equivalência de estímulos | generalização recombinativa | leitura com compreensão | Análise Experimental do Comportamento

Resumo

Este é um projeto de iniciação científica vinculado a um projeto de pós-doutorado em andamento (conforme documento apresentado em anexo). Ambos os projetos usam um modelo adaptado do paradigma de Equivalência de Estímulos que relaciona som da palavra (A), figura (B), palavra escrita (C), e palavra falada (D) para o ensino de leitura. Duas palavras passam por ensino AB, AC, e CD e outras duas palavras, reservadas para avaliação de leitura recombinativa com compreensão (CB-BC), passam apenas por ensino AB. Em sua primeira fase, o projeto de Pós-doutorado prevê a realização de avaliação de leitura recombinativa com compreensão usando sondas CB com S- desconhecidos. A literatura documenta diferentes interpretações sobre os desempenhos durante as sondas CB, incluindo diferenças nas curvas de aprendizagem ao comparar resultados entre sondas CB e BC. Por sua vez, o objetivo geral do projeto de iniciação científica será investigar o controle exercido pelos estímulos durante as avaliações de leitura recombinativa com compreensão (BC-CB), porém com dois outros formatos. Especificamente, ele prevê dois grupos de 10 participantes. No primeiro grupo, as sondas CB serão compostas com S- conhecidos, e, no segundo grupo, com ambas, sondas CB com S- conhecidos e sondas CB com S- desconhecidos, apresentadas em ordem aleatória. Consequentemente, os dados da primeira etapa do pós-doutorado poderão ser analisados em conjunto com os dados da iniciação científica, totalizando três grupos de sujeitos, cada um correspondente a um parâmetro da variável independente de interesse (a forma de apresentação das sondas CB). As atividades previstas para a beneficiária neste projeto não excedem 12h semanais, sendo metade das horas reservadas para coleta de dados e a outra metade para análise de dados, leitura, escrita, e participação em eventos científicos. A proposta inclui a previsão de solicitação de um período de dois meses de Bolsa Estágio de Pesquisa do Exterior (BEPE), com o objetivo de contribuir para a formação científica da beneficiária, inserido-a em uma rede de pesquisadores internacionais.

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