Busca avançada
Ano de início
Entree

Como falamos do som no teatro? Um mapeamento do léxico utilizado para designar os elementos sonoros das artes cênicas na academia, no meio artístico e em arquivos no Brasil.

Processo: 24/12137-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Rafaella Uhiara
Beneficiário:Tarsila de Oliveira Trevisan
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/15032-4 - Arquivos sonoros de teatro: implementação de uma base para a pesquisa da dimensão sonora em artes cênicas, AP.JP
Assunto(s):Som
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Léxico de teatro | som | sonoplastia | teatro | Arquivos Sonoros de Teatro

Resumo

Com o intuito de contribuir com o projeto de pesquisa "Arquivos Sonoros de Teatro", este projeto visa se debruçar no "Eixo 1: Léxico e Conceitos", fazendo um mapeamento dos termos utilizados para designar o campo do som do teatro, tendo como recorte a academia e o arquivo brasileiros. Este projeto é um desdobramento da bolsa de TT1 "Levantamento da produção acadêmica sobre aspectos sonoros do teatro no Brasil (exceto voz)", que elencou, entre outros dados, quais palavras-chaves são utilizadas nas produções sobre o tema presentes nos periódicos acadêmicos. A pesquisa, a priori, iria se expandir para os repositórios de teses e dissertações, mas chegamos à um impasse: as bases de dados buscam através de palavras chaves, e já no levantamento dos periódicos pudemos perceber que não há um consenso entre os termos utilizados - muitos são redundantes, ou extremamente específicos. Ou seja, o vocabulário é nebuloso tanto no campo da prática - vide a dissertação de mestrado de Raul Teixeira (2021), que levantou aproximadamente 70 termos diferentes usados nos programas de espetáculos paulistanos para tratar das funções exercidas - quanto no campo da teoria. Assim, este projeto se utilizará do exercício de construção de um vocabulário controlado e da metalexicografia, em uma tentativa de mapeamento amplo do léxico. Serão investigados em paralelo os termos utilizados por vocabulários controlados de instituições de arquivo paulistanas que lidem com objetos culturais, e que possam ter arquivos sonoros, e a partir dos termos que forem sendo levantados, será feito o mapeamento dos repositórios de teses digitais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)