Bolsa 24/12137-5 - Som - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Como falamos do som no teatro? Um mapeamento do léxico utilizado para designar os elementos sonoros das artes cênicas na academia, no meio artístico e em arquivos no Brasil.

Processo: 24/12137-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Rafaella Uhiara
Beneficiário:Tarsila de Oliveira Trevisan
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/15032-4 - Arquivos sonoros de teatro: implementação de uma base para a pesquisa da dimensão sonora em artes cênicas, AP.JP
Assunto(s):Som
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Léxico de teatro | som | sonoplastia | teatro | Arquivos Sonoros de Teatro

Resumo

Com o intuito de contribuir com o projeto de pesquisa "Arquivos Sonoros de Teatro", este projeto visa se debruçar no "Eixo 1: Léxico e Conceitos", fazendo um mapeamento dos termos utilizados para designar o campo do som do teatro, tendo como recorte a academia e o arquivo brasileiros. Este projeto é um desdobramento da bolsa de TT1 "Levantamento da produção acadêmica sobre aspectos sonoros do teatro no Brasil (exceto voz)", que elencou, entre outros dados, quais palavras-chaves são utilizadas nas produções sobre o tema presentes nos periódicos acadêmicos. A pesquisa, a priori, iria se expandir para os repositórios de teses e dissertações, mas chegamos à um impasse: as bases de dados buscam através de palavras chaves, e já no levantamento dos periódicos pudemos perceber que não há um consenso entre os termos utilizados - muitos são redundantes, ou extremamente específicos. Ou seja, o vocabulário é nebuloso tanto no campo da prática - vide a dissertação de mestrado de Raul Teixeira (2021), que levantou aproximadamente 70 termos diferentes usados nos programas de espetáculos paulistanos para tratar das funções exercidas - quanto no campo da teoria. Assim, este projeto se utilizará do exercício de construção de um vocabulário controlado e da metalexicografia, em uma tentativa de mapeamento amplo do léxico. Serão investigados em paralelo os termos utilizados por vocabulários controlados de instituições de arquivo paulistanas que lidem com objetos culturais, e que possam ter arquivos sonoros, e a partir dos termos que forem sendo levantados, será feito o mapeamento dos repositórios de teses digitais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)