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A Língua Brasileira de Sinais nos cursos médicos do estado de São Paulo: entre desafios e caminhos para a humanização da Medicina

Processo: 24/05532-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Claudia Aparecida Stefane
Beneficiário:Bianca Caseiro Chiuratto
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação em saúde   Educação em saúde   Faculdades de medicina   Humanização da assistência   Língua Brasileira de Sinais   Relações médico-paciente   Educação médica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação em saúde | educação em saúde | Faculdades de Medicina | humanização da assistência | Libras | relação médico-paciente | Educação médica

Resumo

Ainda que as Diretrizes Curriculares Nacionais orientem sobre a necessidade do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na grade curricular da formação médica, na prática, os surdos sofrem com as barreiras na comunicação durante a assistência, o que configura um desafio para a humanização da Medicina e fere um dos princípios do SUS. O estado de São Paulo, que concentra cerca de 19% das escolas médicas do país, é o que mais forma médicos no território, logo, apresenta grande relevância nacional na formação médica. Sabe-se que o caminho para formar médicos éticos e capazes de exercer com competência o exercício da profissão passa pela mudança dos currículos dessa graduação. Desse modo, o estudo tem como objetivo propor uma ficha de caracterização para a oferta de Libras em cursos de Medicina a partir do atual cenário de seu ensino nas escolas médicas (EM) do estado de São Paulo. Trata-se, portanto, de um estudo transversal que terá a coleta de dados baseada em informações de acesso livre na internet. A caracterização administrativa das EM será a partir do banco eletrônico do Ministério da Educação e a verificação da existência de Libras nesses cursos será por meio do Projeto Político Pedagógico e/ou da grade curricular disponíveis nos sites das EM. A partir da análise dos dados quantitativos, será traçado um panorama dos cursos de Medicina e do ensino de Libras nas EM. Por sua vez, as informações qualitativas serão utilizadas juntamente com o que for encontrado na literatura para sugerir caminhos para a inserção de Libras na grade curricular das EM, resultando na criação de uma ficha de caracterização. O projeto deve contribuir para a capacitação dos estudantes de Medicina para assistência à comunidade surda.

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