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Avaliação da prevalência e das características de conhecimento sobre os dispositivos eletrônicos para fumar entre os alunos do ensino fundamental II das escolas públicas do município de Botucatu

Processo: 24/08140-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Suzana Erico Tanni
Beneficiário:Gustavo Poltronieri Hruschka
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Tabaco   Pneumologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dispositivo eletrônico para fumar | Educação | tabaco | Pneumologia

Resumo

Introdução: O tabagismo é responsável por milhões de mortes anualmente no mundo e, apesar da redução do tabagismo no Brasil, os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) emergem como uma nova ameaça, especialmente entre os jovens. Portanto, o controle dos DEFs também deve ser feito através da educação. Neste sentido, o Brasil carece de dados sobre programas educacionais de prevenção de uso de DEFs e sobre o conhecimento a respeito dos DEFs. Objetivos: Avaliar a prevalência e o conhecimento sobre o uso de DEFs entre os alunos do ensino fundamental II das escolas públicas de Botucatu. Métodos: Estudo transversal, com amostra de conveniência, considerando toda a amostra de alunos inscritos na rede pública de ensino fundamental II do Município de Botucatu (2478 estudantes em cinco escolas). Como primeira etapa do projeto, os professores do ensino fundamental II, os diretores das escolas e os responsáveis dos alunos serão orientados quanto ao propósito do projeto e os instrumentos de avaliação. Na segunda etapa, o questionário padrão desenvolvido e adaptado pelos pesquisadores será fornecido a todos os estudantes. Este instrumento contém questões relacionadas ao uso e fatores externos associados ao DEFs. Concomitantemente, serão conduzidos grupos de discussão entre os alunos para continuar a educação sobre os DEFs, com entrega de cartilhas educativas previamente criadas. Ao final de um ano letivo, o mesmo questionário será reaplicado para todos os estudantes para avaliar a variação de consumo e do conhecimento relacionado aos DEFs. Resultados esperados: Este projeto preve criar programa educacional continuado para prevenção de consumo de DEFs entre os escolares, para que outras escolas possam utilizar o mesmo programa de prevenção.

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