Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamento taxonômico da fauna de Peracarida (Crustacea) das comunidades "Bostrychietum" nos costões rochosos do litoral norte de São Paulo.

Processo: 24/08600-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Fosca Pedini Pereira Leite
Beneficiário:Júlia Saneshima Brasil Barbosa
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Crustacea   Peracarida   Taxonomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crustacea | Fauna associada | macroalga | Peracarida | Taxonomia | Crustáceos peracaridos marinhos

Resumo

Cada vez mais as mudanças climáticas e os impactos antrópicos, como a poluição de recursos hídricos, o descarte irregular de resíduos e a exploração intensiva de recursos atingem os ecossistemas costeiros, incluindo macroalgas como as do gênero Bostrychia. Estas macroalgas, pela sua imensa variedade de fauna associada que nela habita, podem ser importantes indicadores de perda de biodiversidade por serem muito sensíveis às mudanças climáticas. É importante entender e conhecer esta fauna para que possa servir de subsídio para possíveis estudos futuros sobre essa perda em consequência da ação antrópica. Portanto, o objetivo deste estudo é fazer o levantamento taxonômicos da fauna associada às comunidades "Bostrychietum", em particular de Peracarida, visando um conhecimento aprofundado sobre esse ambiente tão particular formado pelas macroalgas que compõem o "Bostrychietum". Serão coletadas amostras nos costões rochosos do litoral norte de São Paulo, que vão ser fixadas em álcool 70% e trazidas para o laboratório de Biologia Animal da UNICAMP, onde serão triadas e identificadas com o auxílio de um microscópio estereoscópico. Outras amostras previamente coletadas também serão analisadas, assim será feito um estudo mais completo da fauna do "Bostrychietum" do litoral norte de São Paulo. Todas as espécies de Peracarida (Amphipoda, Isopoda e Tanaidacea) serão identificadas até o menor nível taxonômico possível, com o auxílio de chaves de identificação e literatura pertinente. Outros dados comparativos serão obtidos como abundância, riqueza, densidade e diversidade da fauna.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)