Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da percepção dos estudantes de medicina: componentes da competência desenvolvidos em simulação

Processo: 24/14365-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Alessandra Mazzo
Beneficiário:Vinícius Souza Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo (USP). Campus Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Competências   Educação médica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competência | Educação Médica | Treinamento com simulação | Educação Médica

Resumo

Introdução: Tem sido consenso entre os pesquisadores a relevância da simulação no desenvolvimento de competências dos estudantes. Neste sentido, é relevante compreender como se dá, na percepção dos aprendizes, a intersecção entre os componentes deste construto. Objetivos: Verificar a percepção de estudantes de medicina quanto aos componentes da competência desenvolvidos em simulação. Metodologia: Este estudo tem autorização ética parecer nº 4,843,772 do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - FOB/USP. Trata-se de um estudo qualitativo de análise de conteúdo a ser realizado em um laboratório de habilidades e simulação, com estudantes do segundo ano do curso de medicina de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo. Os dados serão coletados por meio de um questionário de pergunta aberta após a realização de um workshop sobre a avaliação e o tratamento de feridas. Os dados coletados serão transcritos para o NotePad®. Na sequência, será elaborado um corpus textual. O processamento e análise dos dados será realizado no software Interface de R pour lês Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ®). Para análise da pesquisa, será adotado o método da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) de Reinert. As classes obtidas serão nomeadas a partir da identificação e análise de domínios textuais.Resultados esperados: Espera-se que a percepção dos estudantes irá refletir o desenvolvimento dos diferentes componentes da competência, , especulando-se como potencializar o uso da simulação para o desenvolvimento de cada um.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)