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Divulgação científica e social de ações para Avaliação de narrativas em Libras (língua brasileira de sinais) para alunos surdos do Ensino Fundamental

Processo: 24/11123-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Beneficiário:Raissa Yuki Shiguematsu
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/08589-5 - Avaliação de narrativas em Libras (língua brasileira de sinais) para alunos surdos do Ensino Fundamental: formação, aplicação e implicações pedagógicas, AP.R
Assunto(s):Divulgação científica   Educação de pessoas com deficiência auditiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação em Libras | Divulgação Científica | Educação de surdos | línguas de sinais | narrativa em língua de sinais | Educação de Surdos

Resumo

A divulgação de temas científicos nem sempre é vista como parte das atividades acadêmicas, sendo mais comum a apresentação de resultados via publicação de artigos em revistas especializadas. Entretanto, a divulgação científica tem se tornado cada vez mais necessária, relevante e até mesmo obrigatória para que se estabeleça um compromisso social entre os centros de pesquisa das universidades e a sociedade. Atividades de extensão universitária podem levar ao desenvolvimento de estratégias de disseminação da ciência, envolvendo processos educativos, culturais e de pesquisa. Assim, com o objetivo promover a popularização dos temas científicos que compõem o escopo desse estudo, especialmente para a comunidade envolvida nesse projeto de pesquisa, ou seja, estudantes do ensino fundamental, professores, gestores e demais integrantes das escolas participantes, pretende-se disseminar conteúdos relacionados à língua brasileira de sinais, educação de surdos, instrumentos de ensino e avaliação, bem como de formação de educadores e demais profissionais envolvidos nos processos de escolarização de estudantes surdos. Ou seja, visa-se divulgar as ações e os resultados construídos conjuntamente com a comunidade envolvida no presente estudo que se pauta na perspectiva da pesquisa colaborativa. Sendo uma "com" professores, gestores e demais envolvidos na busca por melhorias do ensino que garanta as mesmas condições de aprendizado para todos os estudantes, assumimos o compromisso social de fazer uma devolutiva que apresente as contribuições geradas pelo estudo por meio de uma divulgação científica que possibilite o acesso de todos/as os/as envolvidos/as, e que possam se enxergar nesse processo de produção de novos conhecimentos.

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