Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptação à Universidade e Suporte Social Percebido: um Estudo Correlacional Transversal

Processo: 24/04614-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Fernanda Aguillera
Beneficiário:Guilherme Villa Barichello
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior   Saúde mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adultez emergente | Ensino Superior | Permanência | Saúde Mental | Suporte Social Percebido | Adaptação Universitária

Resumo

Com as novas políticas públicas de acesso e permanência, o Ensino Superior vem se democratizando e um novo perfil de estudantes se estabelece nas instituições. Nessa miríade, diversos desafios crescem em complexidade, considerando-se desde a assistência financeira até a permanência psicossocial, em um momento do ciclo vital (adultez emergente) em que somam-se pressões para a definição de um projeto profissional. A assistência estudantil tem ações ainda incipientes em relação à adaptação universitária, como acolhimento psicológico e orientação pedagógica, por exemplo. Reflexos disso podem ser observados na falta de adaptação, na evasão e retenção universitárias, o que parece mais notório junto a públicos com baixos índices de suporte social percebido. Diante disso, este estudo objetiva verificar as possíveis relações entre dimensões do suporte social percebido, saúde mental e diferentes aspectos da adaptação ao contexto universitário, tendo em vista possíveis contribuições a favor do acolhimento e permanência estudantil. Para tanto, um método correlacional transversal será posto em curso por meio de uma survey online. Os instrumentos serão um questionário sociodemográfico, o Questionário de Adaptação ao Ensino Superior, a Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido e o DASS-21. Participarão 400 estudantes maiores de 18 anos, matriculados em cursos das áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharias e matemática) nas universidades públicas paulistas. Os dados serão analisados por meio de diferentes técnicas estatísticas: descritivas, teste de normalidade, t-Student e ANOVA (para verificar diferenças entre grupos com alta e baixa evasão), correlações de Pearson, Spearman e ponto-bisserial, além de regressões lineares. Espera-se contribuir para a elucidação de fatores que favoreçam a adaptação universitária, úteis a propostas e aprimoramentos dos programas de apoio ao estudante.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)